[Ubuntu-BR] off topic - urnas

Ávila . genin100 em gmail.com
Quarta Outubro 10 11:52:13 UTC 2012

Se é crime eleitoral quem o comete é o próprio juiz. É o cartório eleitoral
que despacha a urna e encarrega os presidentes de levarem-na para a seção
no dia da eleição. Assim eles não tem o trabalho de saírem repartindo as
referidas no dia.
Em minha opinião o modelo ideal seria aquele em que gerasse um voto
impresso para cada eleitor, mesmo que esse não o levassem para casa ele
ficaria para uma futura auditoria caso houvesse alguma reclamação.
O problema do atual modelo é que devemos e não temos como auditar a urna.
Como você mesmo disse ela gera o arquivo e grava na memória interna e
externa e ainda gera um BU. Se der pau em tudo ainda tem o BU para
verificar. Mas e se a alteração ocorreu antes de serem gravados os dados e
o BU? Se tiver algum código no próprio sistema da urna? Onde o voto do
candidato A seja computado para o candidato B.
Se houver algum algorítimo que faça com que o candidato B tenha que ter
mais votos que o A e C? Como podemos comprovar isso? Simplesmente não
temos.
Se houvesse uma impressão dos votos no ato da votação o eleitor conferia o
seu voto e depositava em um urna convencional. Caso houvesse suspeita
poderia se fazer a contagem manual daquela única urna e comparar os
resultados.
São as chamadas urnas de segunda Geração utilizada na Europa e em alguns
países latino-americano.

Em 10 de outubro de 2012 08:05, André Luiz Novais Doria <alnovaisd em gmail.com

--
Ávila
E-mail: genin100 em gmail.com