[Ubuntu-BR] J.A. Elétrica LTDA, Sua nota fiscal !

cicero.schons cicero.schons em gmail.com
Terça Outubro 2 14:19:11 UTC 2012

Olá,

Me valendo da teste de que não existe sistema 100% seguro, ainda é
interessante manter os cuidados com segurança. Um sistema pode ser "a prova
de balas" agora mas no momento que virar as costas pode ser publicado um
exploit muito abrangente. Sobre exploits, isso há, tanto no linux quanto no
windows e outros sistemas assim os virus (me referindo a grande parte de
malwares) que fazem uso destes para operar. Outro fator interessante de ser
lembrado é que alguns malwares tem efeito comercial como propagandas etc...
e que no mundo em que a maioria das ferramentas insenta de cobranças
ficaria um tanto quanto fora do público alvo.
Que linux é seguro, na minha humilde opinião sim, e pode ser muito mais se
customizar o SO conforme suas necessidades desabilitando acessórios não
úteis (no seu caso) assim como habilitando ( também a nível de kernel )
outros para elevar a segurança como Selinux e afins.
Por fim, (como já me expressei anteriormente) sistemas de código aberto
através de inúmeros artifícios são mais seguros, mas não se pode reduzir a
guarda esperando que o pessoal do desenvolvimento encontre bugfixes e mande
os patchs... uma camada extra não mata ninguem.

Um forte abraço,
Cicero Miguel Schons.