[Ubuntu-BR] Abandonei o Windows agora uso apenas Ubuntu

Sábado Março 24 23:21:06 UTC 2012

Em 24 de março de 2012 13:38, Murilo Cruz <murilolcruz em gmail.com> escreveu:

> Já tive muitos problemas para instalar o epsxe (emulador de PS1), no fim
> das contas criei um script que passava os parâmetros certos para que ele
> rodasse.

Isso é problema com o epsxe e não com o Ubuntu.

> Vários sites só funcionam no IE (eu não utilizo estes sites, mas algumas
> empresas e órgãos públicos forçam outras pessoas ou empresas a utilizarem
> sistemas que só rodam no IE). As vezes dá para contornar a situação, mas
> pode não ser uma solução realmente boa.

Trabalho com alguns destes sites (como o http://cmt.caixa.gov.br/cse), mas
a adoção do certificado digital para as atividades setoriais de pessoas
físicas e jurídicas já tem feito do uso exclusivo do IE coisa do passado
(já para o fiscal, contábil e financeiro, a partir do próximo semestre para
o trabalhista/previdenciário).

> Compartilhar arquivos via samba ainda é um problema para usuários que não
> tem senha no windows7. É preciso definir no samba um usuário para ter
> acesso aos arquivos, e "mapear uma unidade de rede" no windows, utilizando
> o usuário e senha diferente, o que pra minha mãe é muuuito mais complicado
> do que apenas navegar na rede e dar 2 cliques na pasta..

Culpa do "sistema de permissões" do Windows, e não do Ubuntu. Antes do
Windows Vista, compartilhamento de recursos em redes híbridas era muito
mais simples, como dar dois cliques numa pasta.

> Até hoje, só teve uma vez que não precisei instalar o driver de vídeo pela
> linha de comando, e configurar o X... E ainda assim às vezes acontece algum
> problema, eu olho no log, e tento resolver...

Problema de compatibilidade de hardware, de especificação muito
provavelmente não compartilhada pelo fabricante (SiS, alguém?). Também não
é culpa do Ubuntu.

> E, quanto a instalar novos dispositivos, às vezes há o problema de
> encontrar driver apropriado, ou ele mesmo conter bugs, já que os drivers
> para linux costumam funcionar, mas não o tempo todo... (por exemplo minha
> webcam que as vezes para de funcionar no skype e eu preciso reiniciar ele
> para que volte).

Novamente, pode ser causado pela falta de liberação de especificações.
Resolvi eu mesmo esse problema comprando hardware que sei ser compatível
com o Ubuntu.

> E, o que é mias complicado de resolver, é o problema de compatibilidade com
> o MSOffice. Eu tenho a opinião de que o ubuntu não precisa ficar correndo
> atrás do padrão MS, mas muitas pessoas não querem mudar o que estão
> acostumadas a utilizar. Eu sempre dou um jeito de trocar documentos via
> PDF, googleDocs, ou até formato padrão do openoffice mesmo. Mas sei que
> vários usuários não teriam a paciência que eu tenho de convencer os outros
> a usarem os mesmo padrões livres que eu.

Use o WINE com o Office 2003 e veja seus problemas se acabarem. Claro, se
você tiver uma licença válida.