[Ubuntu-BR] A proteção multiplataforma dos dados de uma pendrive

Tiago Passos tiago em tiagopassos.com
Segunda Julho 9 13:18:14 UTC 2012

Acredito que "melhor" vai ser o equilíbrio entre praticidade e
segurança. Se a maior preocupação for segurança, com certeza a terceira
opção é a melhor. Sugiro um programa pra isso: o TrueCrypt. Há um tempo
atras fiz um artigo sobre ele no meu blog. Talvez te ajude:
http://blog.tiagopassos.com/2010/10/06/proteja-seus-arquivos-com-o-truecrypt/

Mas o TrueCrypt e acredito que outros programas similares tem um
problema: você precisa de permissão de root (ou Administrador, no caso
do Windows) pra conseguir acessar o arquivo. Então se você precisar
acessar em uma Lan House, e algumas vezes até no trabalho ou faculdade,
dependendo das permissões da rede, você não consegue acessar.

Tive
muitos problemas por causa disso e acabei desistindo de usar o TrueCrypt
- com esse objetivo.

O Dropbox é legal, mas tem um problema sério, que
seria facilmente resolvido, mas acho que não foi resolvido por falta de
interesse: não tem nenhum editor online de texto simples. Eu tenho
muitas anotações q faço em arquivos "txt", mas se quizer alterar, tenho
que baixar o arquivo, editar localmente, e mandar de novo. Um saco.
Ainda tem o mesmo problema citado acima: muitas redes bloqueiam o
Dropbox.

A opção que uso atualmente foi a que achei mais simples pra
mim: criei uma conta de FTP em um provedor e uso essa conta para os meus
arquivos que acesso mais. O legal é que posso abrir pelo nautilus
(Linux) e pelo Windows Explorer (Windows) sem nenhum problema, e
dificilmente estará bloqueado em qualquer rede.

Quanto a compactar um
arquivo, também é interessante. Mas lembre de colocar uma senha MUITO
FORTE (acima de 12 caracteres, misturando maisculas, minusculas, numeros
e caracteres especiais). Tem programas que quebram senhas em poucas
horas se você não colocar uma senha forte. O outro problema de compactar
um arquivo é que, qualquer alteração que você fizer em um arquivo que
estiver dentro dele, ele vai ter q compactar tudo novamente. Se for um
arquivo grande, já viu né? Pra resolver isso, tem duas opções: ou você
coloca poucos arquivos, ou divide em alguns arquivos menores (por
categorias).

---
Tiago Passos
http://tiagopassos.com [3]
@tiagopassos
[4]

Em 09.07.2012 08:44, luciano de souza escreveu:

> Caros,
>
> Não
é fato incomum que guardemos parte de nossas vidas em uma
> pendrive. É
claro que o resultado disso é que a segurança dos dados
> fica sujeita a
qualquer estravio e que, portanto, não é uma boa idéia
> manter os dados
desprotegidos. Algumas alternativas podem ser
> pensadas:
>
> 1.
Utilizar o armazenamento em nuvem como forma de reduzir o risco de

perda de dados importantes. É uma alternativa, mas esta é operação é

significativamente mais demorada do que inserir uma pendrive e copiar

dados, então, não tendemos a adotá-la com a disciplina que requer.
> 2.
Guardar dados na pendrive, contudo, compactados e protegidos por

senha. Os formatos rar e 7z são excelentes para isso. Uma outra

vantagem é que, deste modo, pode-se mais facilmente testar a

integridade da cópia realizada. Não é uma má alternativa, mas penso em

adotá-la com mais frequência. O que assusta é o fato de tudo ficar

dentro de um único arquivo. Se este for corrompido, todo o seu

conteúdo será perdido. Estatisticamente parece menos provável que

muitos arquivos se corrompam.
> 3. Adotar um programa de criptografia da
pendrive. No Baixaki,
> encontrei uma ferramenta que formata a pendrive
aplicando algoritmos
> de criptografia. Para ver o conteúdo da pendrive,
o usuário tem de
> clicar em um executável, localizado na raiz da
pendrive e, em seguida,
> digitar uma senha. A solução pareceria muito
boa se não fosse o fato
> de o programa ser exclusivo para Windows.

Então, a questão que lhes coloco é: qual a melhor forma de proteger

dados de uma pendrive? Se não for pelo uso de arquivos compactados com

senha, há outros meios de restringir o acesso a pendrives que sejam

operáveis simultaneamente em Linux e Windows?
> Luciano
>
> -- Mais
sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece [1] Lista
de discussão Ubuntu Brasil Histórico, descadastramento e outras opções: