[Ubuntu-BR] Cópia de dados com garantia de integridade

Terça Julho 3 15:23:19 UTC 2012

Em 3 de julho de 2012 10:43, luciano de souza <luchyanus em gmail.com>escreveu:

> Vou testar a ferramenta. Mas note que não é apenas questão de copiar
> certo número de arquivos. É questão de saber se não foram copiados com
> erro. Quando baixamos um arquivo da Internet, podemos fazer um
> batimento com md5. Como é grande o número de arquivos que lá estão,
> naturalmente, não é viável gerar md5 para cada um deles e, ao fim,
> fazer um batimento para ver se foram copiados corretamente. O que lhe
> digo é que, comigo, já sucedeu de copiar um arquivo, não obter erro de
> cópia, mas ao tentar abrir o destino, ter uma mensagem de
> [...]

Luciano, esse seu problema já aconteceu comigo, e o problema era na mídia
usada.

Tenha certeza que o disco destino está em boas condições e tu não terás
esse problema.

Procure usar um sistema de arquivo ext3 ou ext4 se possível. Para
compatibilidade com Windows, use NTFS, que é mais garantido que o FAT
(padrão das canetas USB).

O rsync já faz a verificação do que está bom ou não, usando a verificação
do checksum (opção -c ou --checksum).

Abraços

--
André Cavalcante