[Ubuntu-BR] E viva a Liberdade com o UBUNTU!!!

Anderson naufragoweb em gmail.com
Quarta Setembro 21 23:15:39 UTC 2011

Em 21-09-2011 16:39, Robson - UbuntuListas escreveu:
> Todo comerciante quer dinheiro, então isso que você falou não tem nada a
> ver com o Linux, e, possivelmente você venderia o Windows para ganhar
> dinheiro, ou perderia o cliente, pois ele compra o que quer, agora para
> quem nunca usou computador você poderia barganhar e apresentar o Linux
> barateando o custo do micro.

Robson, desculpe-me, mas você está equivocado. Vou te dizer o porque:

Veja o que disse o Ávila:

Em 21-09-2011 19:22, Ávila . escreveu:
> As lojas de informática nunca vendem o SO. Sempre instalam piratão.
> Na verdade se você falar em pagar licença de SO para qualquer comerciante
> por aqui pode ter certeza que você nunca mais volta lá para realizar um
> trabalho.
> Ele vai achar você incompetente que não consegue nem instalar o sistema
> direito.
> Eu concordo com o que foi dito enquanto a pirataria correr solta por aqui
> fica difícil....
> Eu presto serviço para uns comércios por aqui e acredite eles não sabiam que
> o XP era pago. kkkkk pode isso?

Ninguém vende o sistema do Tio Gates para ganhar dinheiro, mesmo porque
só quem compra essas licenças são empresas, que consequentemente compram
estas de grandes lojas e/ou direto do fabricante. Os users comuns você
conta nos dedos. A não ser que você tenha o OS original, ou tenha-o
comprado, 99,9 % das lojas de informática vão instalar o piratão mesmo.
Mesmo assim, já vi (e muitas vezes) o cliente levar seu microcomputador
para a loja com um OS original e sair de lá com um piratão instalado.

Na verdade, são poucos os que sabem diferenciar um OS original de um
pirata. E para a grande maioria, é tudo a mesma coisa, porque você
compra um computador e já vem instalado o sistema das janelinhas, e não
existe informação disponível ao consumidor de que aquele software está
sendo pago por ele, dando a falsa impressão de que o OS é de graça. Isso
acaba alimentando o consumo de softwares piratas, que acaba alimentando
as oficinas e seus supostos técnicos. E não raro, como eu já disse
anteriormente, estes prestam um péssimo serviço para forçar o consumidor
a necessitar sempre deste "profissional". E é esse tipo de mentalidade
que atrapalha o crescimento do software livre.

Como eu trabalho? Divulgo o Ubuntu como alternativa, instalo-o para meus
clientes, esclareço-os, não tenho medo de convence-los a experimentar um
novo sistema. Diferente dos meus "concorrentes", presto um serviço de
qualidade. Não ganho muitas vezes do mesmo cliente, mas ganho a
confiança deles, que sempre me indicam para outros clientes, e que me
indicam para outros, e assim faço a roda girar a meu favor. Não violo a
lei, não prejudico meus clientes nem engano-os, por isso me considero um
bom profissional. Tenho a confiança deles, e por tudo isso, jamais vou
deixar de usar o Ubuntu, pois sou muito grato a ele por ter me dado essa
brecha de mercado que quase ninguém explora.

Resumindo tudo: se um técnico trabalha com ética, ele usa software livre
e o distribui. Dá sim para fazer mais pelo Ubuntu e pelo software livre,
é só termos mais objetividade e transparência com nosso próximo.

E quem disse que não dá para ganhar dinheiro com o software livre???    :)

Anderson