[Ubuntu-BR] [OT] Ubuntu na VMWare

Ávila . genin100 em gmail.com
Sexta Setembro 16 18:20:09 UTC 2011

Olás, Leandro.
Quando se diz configurar a rede quer dizer o seguinte:
Tanto no VB como VM você tem a opção de escolher se quer que sua placa de
rede opere como bridge ou NAT.
Operando como bridge o software ( VM ou VB) simula uma placa de rede
totalmente independente do sistema hospedeiro. Assim o servidor de DHCP de
sua rede vai ter que fornecer dois endereços IPs para seu PC. Um para o
convidado e outro para o hospedeiro. É como se estivesse dois PCs na sua
rede, entende? Vc pode inclusive compartilhar arquivos, acessar os outros
PCs e usar impressoras diretamente na rede pelo sistema que está rodando
dentro do VM.
Já o modo NAT o software pega a conexão do seu PC converte para uma classe
se IP diferente e atribui um IP para o SO convidado. Nesse modo sua rede não
consegue saber que tem dois sistema operacional rodando porque somente seu
PC que recebe um IP. E repassa os dados para o VM que entrega para o SO
convidado.
No caso de usar como bridge seu servidor de DHCP tem que estar configurado
para atribuir IP para sua VM ( dependendo da rede o MAC tem que estar
cadastrado.... e por aí.)

Acho que consegui explicar resumidamente como funciona.
Se seu PC real esta acessando a rede e internet que é o seu caso sua placa
configurada em NAT o Ubuntu com certeza vai navegar sem problemas. Caso sua
placa esteje em bridge aí vai depender da sua rede. Como vc já deve ter
percebido.

Abraços...

Em 16 de setembro de 2011 14:14, Leandro Marino <
leandromarino em leandromarino.com.br> escreveu:

> *
>
> Jeferson,
>
> como assim configurar a rede? Nunca tive problemas. Não preciso ter acesso
> rede somente internet e aqui não temos proxy então não sei o que pode estar
> ocorrendo. Para mim ele usava a internet da própria máquina, não é isto?
>
> Pelo que me lembro o VirtualBox para uso comercial era pago, não? Havia
> lido
> isto em algum lugar!
>
> Eu sei, mas no caso só posso usar o linux se for para ser dentro de uma VM
> mesmo.
> [...]
Ávila
(31)9325-6871
https://launchpad.net/~genin10
http://www.ubuntu-br.org/
"A caixa dizia: 'Requer MS Windows ou superior',
 então eu instalei Debian/GNU Linux"
Ubuntu User #29645
Linux User #499959