[Ubuntu-BR] Ubuntu 11.04 - Tem como instalar em um HD externo?

Welington Rodrigues Braga welrbraga em gmail.com
Quarta Setembro 14 16:30:23 UTC 2011

Prezado Alessandro,

Como já foi sugerido temporariamente durante a instalação desative
todos os HDs internos da máquina para evitar que cause algum dano a
eles durante a instalação. Dê um boot na máquina com um CD de
instalação e proceda normalmente para instalar o seu sistema no HD
externo.

Lembre-se ainda que para conseguir dar boot no HD externo você deverá
habilitar o boot pela porta USB no setup do BIOS do seu micro ou no
menu de boot - se houver um.

A ainda, não se esqueça que o HD externo usa porta USB e mesmo que
funcione em USB2 sua velocidade estará muito aquém de qualquer HD SATA
atual. Se não me falha a memória:
A USB 2.0 tem uma velocidade de 60 megabytes por segundo,
Um hd IDE é de 133 megabytes por segundo,
Um hd SATA é de 150 megabytes por segundo,
Um hd SATA2 é de 300 megabytes por segundo

Observe que não importa se o seu HD externo é IDE, SATA ou SATA2. Por
estar conectado a porta USB ele sempre terá uma velocidade limitada
por este barramento.

Lembre-se ainda que estas velocidades são as velocidades máximas
teóricas, o que significa que você precisa ter um hardware muito bom
para conseguir tais velocidades. Honestamente que nunca achei máquina
alguma que alcançasse os 60MB/s numa USB2.

Welington Rodrigues Braga
Web: http://www.welrbraga.eti.br
MSN: welrbraga[*]msn·com
Gtalk: welrbraga[*]gmail·com
Yahoo / Skype:  welrbraga
PGP Key: 0x6C7654EB
Linux User #253605

"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém
não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém
não destruídos;" - 2Co 4:8,9