[Ubuntu-BR] Ubuntu Unity: (des)unindo uma comunidade

Zandre Bran zandrebran em ubuntu.com
Sábado Setembro 10 18:19:38 UTC 2011

2011/9/10 Celio Silva <celiosidneisilva em gmail.com>:

    Ôlas Celio e LoCoTeam.

>  Enviado para você por Celio Silva através do Google Reader: Ubuntu
> Unity: (des)unindo uma comunidade via Orgulho Geek de Kadu em 09/09/11

    Que gentil; Agora além do orgulho gay, orgulho hétero, temos o
orgulho Geek :) Embora ainda prefira o termo NERD ;)

> Durante muitos anos, as interfaces que vinham nas distros Linux eram um
> pouco mais pobres que as de outros sistemas não-livres. [...]

    Fala isto de ano, qual ambiente de trabalho, comparado com o que não livre?

[..] Muito se
> reclamava da “feiura” do sistema, mas pouco se fazia para melhorá-la.

    Nunca achei meu ambiente feio. Alias, o Clearlooks sempre muito
mais lindão que nosso amigo Janelão.

>[...] As coisas ficavam mesmo nas mãos de usuários que criavam
> “customizações” de seus Desktops e compartilhavam em sites como
> GNOME-look.org e KDE-Look.org.

     Sim, perfeito. E sempre ficarão em nossas mãos. Esta é a essência
do SL com sua GPL e suas quatro liberdades.

> Aí, veio o time do KDE e mudou toda a interface, adicionou um renovado
> framework e voilá! Boa parte da comnunidade ficou, desculpem o modos,
> “putinha”, e se virou contra o KDE 4. [...]

    O que mudou no KDE 4? O que diz especificamente de ambiente? A
barra com os icones de notificação ficaram o mesmo, a lista de telas
abertas, o botão do menu... Nada de novo, assim como no Gnome.
Acreditava que o link windows de ser sempre ter mais haver com o
comportamento dos "cliques" e gerenciamento de janelas.

> A Canonical, que desde o começo
> com o Ubuntu usava o GNOME, tinha certos problemas com a fundação
> GNOME, pois tinha ideias que considerava legais, mas a galera do GNOME
> não achava e não aceitava implementá-las. Daí, surgiu uma diferença no
> GNOME que vinha no Ubuntu e daí, começou a brotar uma nova interface: O
> Unity.

    Não é esta a história. O Unity teve inicio na versão do Ubuntu
para netbooks. A fundação Gnome não brigou e a Canonical ou o Ubuntu
brigou. O Ubuntu ainda usa o Gnome.

> O Unity veio bem em tempos de lançamento de uma nova versão do GNOME,

    O que Unity tem haver com o Gnome? Quer dizer Unity e Gnome-Shell?

> [...] A INOVAÇÃO SERÁ TESTADA EM VOCÊ!)[...]

    Por favor não GRITE.

> Li um comentário em um site português de tecnologia, que quem “manda é
> o cliente. [...]

    Aqui estou sem paciência...

> Existem opções para quem não gostou do Unity. Manter uma versão mais
> antiga, migrar para outra distro, usar um comando “fallback”. De todas
> elas, pode ter certeza de uma coisa: você continua sendo livre para
> escolher, livre para discordar, mas não é livre para barrar o progresso
> e a inovação.

    Aqui volto no que você disse acima:

>[...] As coisas ficavam mesmo nas mãos de usuários que criavam
> “customizações” de seus Desktops e compartilhavam em sites como
> GNOME-look.org e KDE-Look.org.

    E concluo que mais uma vez estamos a frente em ambientes de
trabalho. Espero o Windows 8 e o novo Apple OS e verá o que estamos
falando. Um sistema operacional para rodar em notes, desks, tablets,
nets, ....

-- []s
-- Zandre.

:: http://linuxacessivel.org