[Ubuntu-BR] Como proteger um PDF contra CTRL+C+V, não tem solução ?

hamacker sirhamacker em gmail.com
Quarta Julho 27 12:59:01 UTC 2011

Ola PessoALL,
Ao enviar laudos em PDF para orgãos de justiça tenho um problema, pessoas
copiam certos trechos desses laudos e tais trechos quando juntados sem o
contexto apropriado mudam o sentido do que foi escrito.
Para evitar essa situação, gostaria de produzir meus documentos em PDF de
forma protegida, porém isso tem causado muita confusão.
Eu sei que PDF dependendo do conhecimento do hacker é facilmente burlado,
mas no caso a seguir, me parece que isso nem é preciso.
Veja, usando o LibO 3.4.1 a criptografia funciona e quando testado no Adobe
Reader, realmente não consigo copiar/colar o texto, mas notei uma diferença.
Ao gerar um documento protegido, beleza, ninguém por exemplo consegue copiar
o texto....SE ESTIVER USANDO O READER.
Tira o Adobe READER, coloca outro leitor de PDF como EOG (Eye of Gnome) ou o
LibO Draw e pimba, você pode tudo.
É como se a proteção do PDF fosse feita de tags, dependendo do leitor de pdf
ele pode resolver ignora-las ou não.
Eu uso Linux, mas testei tambem no Windows usando dois programas PDFill e
PDF Creator, ambos com suporte a criptografia de 40/128bits e tiveram o
mesmo comportamento, encriptado (com ou sem fontes inclusas) geram um
documento protegido onde apenas o Adobe Reader respeitas as proteções, jogou
em outro leitor (eu só uso Linux) as restrições vão embora.
Como a maioria das pessoas usam Windows e Adobe Reader para abrir documentos
eu deveria ficar despreocupado né? Nem tanto, acontece que ao submeter o
documento ao orgão de justiça, o sistema dos camaradas publicam o laudo na
internet e acrescentam uma marca d'agua de protocolado e nisso, meu
documento vira um PDF sem nenhuma proteção. O documento PDF com a mensagem
de protocolado não foi gerado a partir de uma impressão, sei disso, porque
as tags e as datas colocadas dentro do PDF são as minhas, então o que
provavelmente o sistema do orgão de justiça faz é basicamente acrescentar
uma assinatura gráfica "quase" mantendo o original, "quase" porque nessa
operação a proteção (que já era um lixo) vai embora.

Um colega meu possui o Adobe completo e resolvemos isso transformando um
documento em "curvas" onde objeto textual vira traços e curvas, realmente
resolveu o problema, mas o custo foi muito alto, tais arquivos ficam enormes
e tribunais de justiça só aceitam laudos com até 2 MB que facilmente é
ultrapassado usando este método, mais do que isso, laudos devem ser
entregues pessoalmente e em papel.
Cada vez mais, percebo que PDF não é o melhor mecanismo para proteger
documentos contra CTRL+C/CTRL+V.
Bom, se alguém tiver alguma solução por gentileza compartilhe comigo, mas
minha conclusão é de que PDF não é mais um formato para proteção de
documentos.

[]'s a todos.