[Ubuntu-BR] Como proteger um PDF contra CTRL+C+V, não tem solução ?

Humberto Fraga xisberto em gmail.com
Quarta Julho 27 13:11:06 UTC 2011

Em 27 de julho de 2011 09:59, hamacker <sirhamacker em gmail.com> escreveu:
> Cada vez mais, percebo que PDF não é o melhor mecanismo para proteger
> documentos contra CTRL+C/CTRL+V.
> Bom, se alguém tiver alguma solução por gentileza compartilhe comigo, mas
> minha conclusão é de que PDF não é mais um formato para proteção de
> documentos.

O PDF não é um só formato, são vários formatos. Uma parte desses
formatos é um padrão ISO (http://en.wikipedia.org/wiki/PDF/A) dedicado
a arquivamento por longo prazo (você guarda o arquivo e daqui a 30
anos consegue abrir ele, uma vez que é um padrão aberto).

Algumas extensões do PDF, principalmente as que dificultam a leitura,
são formatos proprietários da Adobe, possivelmente coberto por
patentes nos EUA. Então os leitores livres não implementam por dois
motivos: para se manter no padrão ISO e para não violar as patentes da
Adobe.

Publicar um documento de forma que algum trecho dele não seja copiado?
Ao meu ver, só não publicando. Talvez publicando como JPG ou PNG. Aqui
onde trabalho, as normas geralmente são assim: existe o arquivo ODT
que é impresso para o responsável assinar, depois escaneado com a
assinatura. Aí ele se torna um PDF cujas páginas cada uma contém um
JPG. Talvez haja um processo que faça isso sem passar pela impressão
do documento.

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com