[Ubuntu-BR] Formatos mais comuns para arquivos de ajuda

Luciano de Souza luchyanus em gmail.com
Sábado Janeiro 29 11:24:56 UTC 2011

Bom, na verdade, considere que está a falar com um usuário peculiar. Sou
cego e usuário de leitor de telas. O que nem o PDF, nem o ODT e, nem o
HTML, que chega mais perto tem em relação ao CHM, é a facilidade de
navegação.

NO Windows, quando pressiono F6, navego entre dois painéis: o primeiro
referente aos tópicos e o segundo, aos conteúdos.

Pense na seguinte situação. Você não pode utilizar o mouse, apenas com
rápidas tecladas, deseja ser capaz de escolher um tópico, expandi-lo e
recolhê-lo com as setas e, quando está convencido de que está no tópico
correto, pressiona F6 para saltar para o conteúdo.

O HTML não é ruim, de modo algum, apenas não permite uma navegação
separada de painéis, expandindo e recolhendo níveis. Não há como acionar
um atalho, estar certo de que se encontra sobre a lista de tópicos e,
neste momento, com as setas, estar certo de que seleciona outros
conteúdos para a leitura. No HTML, diferentemente do que sucede com o
CHM dividido em painéis, as setas movem-se corridamente por tópicos e
conteúdos de tópicos o que aumenta o tempo de busca pelo que se deseja.

Mas as facilidades a que me referi, dizem respeito ao Windows. No Linux,
a implementação da acessibilidade em arquivos CHM é ainda incipiente,
então, o CHM, no Linux, não pode ser considerado como opção.

Tanto o CHM, quanto o PDf, no Linux, para serem entendidos por leitores
de telas, necessitam ser convertidos para outros formatos, visto que a
acessibilidade é praticamente nula a estes formatos.

Estou escrevendo alguns manuais que se destinam a este público, então, a
navegação entre os conteúdos é primordial.

Mas enquanto não opto pelo formato, escrevo o conteúdo, pois, primordial
mesmo é haver algo o que dizer!

Luciano de Souza