[Ubuntu-BR] Formatos mais comuns para arquivos de ajuda

Luciano de Souza luchyanus em gmail.com
Sábado Janeiro 29 11:54:08 UTC 2011

Na mensagem anterior, falei das virtudes do formato CHM do ponto de
vista do Orca, leitor de telas para Linux. Mas como é sabido, a busca
pelo ótimo, por vezes, impede-nos de encontrar o muito bom.

Digamos que eu opte pelo HTML. Criarei um manual com tópicos
distribuídos em níveis e subníveis.

Se eu abrir o Gedit e escrever tag a tag, gastarei mais tempo
codificando que escrevendo o manual. Então, esta não é uma boa idéia.

A segunda alternativa, seria criar o texto no Writer e depois salvá-lo
como HTML. Mas esta alternativa também apresenta problemas.

Suponha que eu tivesse a seguinte estrutura:

1. América
1.1 Brasil
1.1.1 São Paulo
1.1.1.1 Campinas
1.1.1.2 Mogi Mirim
1.1.2 Rio de Janeiro
1.1.2.1 Niteói
1.1.2.2 Petrópolis
1.1.1.2.3 Rio de Janeiro
1.1.2.3.1 Flamengo
1.1.2.3.2 Copacabana
1.1.2.3.3 Urca
1.2 Argentina
1.3 México
2. Europa
3. África
4. Ásia
5. Oceania

No Writer, para criar uma estrutura assim, marcaria com estilo de título
cada novo assunto e depois, inseriria um índice automático.

Sim, haveria hiperlinks para toda extensão do documento e, quando o
convertesse para HTML, todos os hiperlinks seriam preservados. Não é
isso bom?

Quando há muitos tópicos, a navegação não é tão boa quanto no CHM, do
modo como este se comporta no Windows. Porque todo o conteúdo foi salvo
em um HTML e os hiperlinks são para o próprio documento e não para
outros, a estrutura é exibida inteira, com todos os níveis.

O ideal é que, navegando com as setas, o usuário soubesse inicialmente
dos 5 continentes, escolhesse um deles e soubesse os países que contém e
assim por diante. Na tela em que escolheria Urca, haveria somente os
bairros do Rio de Janeiro, para escolher outro continente, teria de
recolher alguns níveis para chegar a até lá. Esta é a forma de não
exagerar na quantidade de hiperlinks exibida de uma só vez, evitando que
o usuário tenha de passar sobre eles.

Então, se salvar o documento em um único HTML, embora seja perfeitamente
utilizável, não será tão rápido quanto no CHM que exibe apenas os
tópicos que estão expandidos.

No windows, certa vez, deparei-me com um programa que convertia
estrutura de tópicos em doc para CHM. Se tiver algo similar que o faça
de odt para estruturas de tópico HTML, talvez possa pensar nesta
alternativa.

O que realmente desejo é escolher um formato ou uma estratégia que
permita escolher o tópico e lê-lo sem ter de percorrer ou mesmo ler
conteúdos que não interessam.

Luciano de Souza