[Ubuntu-BR] off topic - obsolescência programada

Gisele Neuls gisele.neuls em gmail.com
Sábado Janeiro 15 22:27:58 UTC 2011

Renato

Calcule quantas horas leva para fazer um software e você terá a pegada
ecológica do produto, por baixo, através do consumo de energia. (No Brasil
temos a sorte de ter mais de 80% de nosso grid proveniente de fontes
renováveis, embora mais de 60% seja hidroelétrica, que tem seus poréns, mas
nos EUA e Europa onde boa parte são criados a matriz é sujíssima.) Se ele
precisa de um processador mais veloz ou de peças mais atuais pra rodar,
então essa pegada aumenta...

O ponto é: não há nada sem impacto ambiental, o que precisamos é conhecer
detalhadamente esses impactos de modo a podermos escolher com que problemas
queremos lidar no futuro. Temos chamado isso de cidadania ambiental, algo
pelo que ainda temos muito a lutar para conquistar.

Eu acho que o tema da sustentabilidade, visto de forma ampla e complexa, tem
tudo a ver com SL, é por isso que sou usuária.

Parei por aquim, juro, não dou mais um pio nesse tópico (hihihihi)

Abraços ecológicos

Gisele