[Ubuntu-BR] Asus eeePC 1008ha (1005whatever) e o UNR 10.10

Xisberto xisberto em gmail.com
Sábado Fevereiro 12 15:07:35 UTC 2011

Em 12 de fevereiro de 2011 11:27, Eloizio Dantas <bugahc em gmail.com>escreveu:

> Sou novo por aqui, aliais sou novo no Linux, isso graças a preguiça
> "molamente" que não vem ao caso.
> Bem, ocorre que tenho um ASUS eeePC 1008ha, que é bem similar ao 1005
> qualquer coisa, bastante popular em terras tupiniquins, e estou
> migrando para o Ubuntu Netbook Edition 10.10. O OS é incrível,
> realmente facilita os principais acessos e as compatibilidade ao meu
> hardware eu chutaria algo em torno dos 90%. São esses 10% que estou
> tentando resolver.

Seja bem-vindo. Problema de hardware é osso, pois depende mais do fabricante
do hardware do que do sistema. Lembre-se sempre disso: quem fez as teclas
abaixo funcionarem no windows foram os desenvolvedores da ASUS, e não da
Microsoft.

> São eles:
> -Função de uso com dois dedos:
> Não pegava no windows também, mas olhando documentações acerca desse
> assunto consegui fazer funcionar pelo terminal essa função por esse
> comando:
>
> $ synclient VertTwoFingerScroll=1
> $ synclient HorizTwoFingerScroll=1
> $ synclient EmulateTwoFingerMinW=5
> $ synclient EmulateTwoFingerMinZ=48
>
> O referido comando, funciona que é uma beleza, mas sempre que desligo
> o pc tenho que refazer o comando para ativar a função. O que posso
> fazer para que isso não se repita?

Eu tenho o mesmo "problema", mas consegui contornar. O linux tem arquivos
que armazenam comandos para serem executados no momento do login, mas esses
comandos aí precisam ser executados após o ambiente gráfico estar carregado,
e dentro do ambiente gráfico.

O que eu fiz e resolveu foi:
1) com o editor de textos simples (gedit) crie um arquivo contendo esses
comandos, da mesma forma que você os digita no terminal. Salve com qualquer
nome, pode ser sem extensão, num local de fácil acesso (talvez seu diretório
pessoal). Adicione antes dos comandos as duas linhas abaixo:

#!/bin/bash
sleep 5

A primeira é só um controle, chega a ser opcional. A segunda faz o script
esperar 5 segundos antes de executar os comandos mesmo. Aqui eu precisei
adicionar para garantir que os comandos funcionariam.

2) no nautilus, navegue até o arquivo e abra a janela de propriedades dele.
Na aba Permissões, marque que ele pode ser executado.

3) abra as preferências dos aplicativos de sessão (Sistema > Preferências >
Aplicativos de Sessão) e adicione esse seu arquivo lá.

> - Tecla de Fn + F7 (Apagar a luz do fundo da tela):
> Esse hardware utiliza uma tela de LED, por isso possuí um botão que
> apaga a luz do fundo e usando longe de tomadas ajuda bastante a
> economizar a energia, não consigo fazer funcionar. Como solucionar?

O ubuntu já tem um controle de brilho da tela quando usando a bateria.
Talvez se você procurar no google, em fóruns em inglês, pelo modelo
específico do seu note, você encontre uma resposta, mas é um problema de
hardware e vai precisar que os desenvolvedores do Ubuntu (ou de outra
distribuição) "adivinhe" como esta tecla funciona.

> - Tecla de Fn + Barra de Espaço (Hybrid Engine)
> Esse é o sistema de controle do frequência do processa, no windows o
> uso da tecla vc pode alterar o "clock" do processador. Como
> solucionar?

Há um applet no painel do gnome que permite controlar o clock. Clique com o
botão direito em uma área livre e depois na opção Adicionar ao Painel.
Procure na lista, adicione um applet para cada núcleo do seu processador.

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com