[Ubuntu-BR] Unity x Gnome3

hamacker sirhamacker em gmail.com
Sexta Dezembro 2 01:13:10 UTC 2011

Não querendo ser chato, mas para colocar ele em uso em meu computador
tive que aplicar diversos patches, senão o gnome3 não rola direito.
É muito provável que esses patches já tenham saído como correção e
talvez você não tenha sentido a dificuldade a essa altura, mas o
gnome3 tava osso.

Ainda há problemas com algumas extensions que pode fazer o sistema
travar aleatoriamente, utf-8 e recursos ainda faltantes, por exemplo,
para instalar impressora que não seja local tem que apelar para o
localhost:631, pois o frontend gestor de impressoras do gnome3 tá
incompleto nesta parte, também se você tiver uma impressora hp que
precise daqueles plugins proprietários vai penar para instalar essa
impressora mesmo sendo local. O Unity tá com seu próprio gestor de
impressoras que vem da versão 11.04 então funciona adequadamente e o
search do Unity é bem mais funcional listando aplicativos que você não
tem instalado, documentos recentes ou documentos no disco. O search do
gnome3 tá penoso, quase tem que acertar com maestria o nome do
programa se tem que achar algo, no gnome3 na barra de busca, eu
simplesmente não acho o programa system-config-printer, ou seja, nem
tendo o nome exato do programa, coisa que até o bash acha com o tab
com as 3 primeiras letras!

Realmente o ALT+TAB afrescurado faz a gente demorar mais, tem uma
extensão chamada alternate-tab que providencia uma melhora, mas ela é
instável pra caramba (assim como muitas outras).

A velocidade é relativa, aqui, ambos tem a mesma performance, quando o
gnome3 acertar o problema dele com o search provavelmente o que você
acha mais rápido vai ficar tão igual quanto o Unity.

[]'s