[Ubuntu-BR] Impressões do 11.04

Segunda Abril 18 09:33:53 UTC 2011

Olá a todos.

Comprei um novo note: Sony Vaio Série F.

Sei que ele ainda não tem suporte completo in-the-box, mas há um tuto
oficial tamanho família que dá para colocá-lo em condições.
Foi aí que busquei logo o 11.04 para ver o nível de compatibilidade com a
máquina.

Fiquei bem impressionado: na verdade o visual não mudou muito e eu ainda
estou penando com o Unity (que só funfa quando ligo o driver proprietário da
nVidia). Estou bem perdido para encontrar as coisas. Vamos dar um tempinho a
mais para o Unity, Entretanto, para o pessoal que estava preocupado, uma das
opções no login é escolher o gnome-panel (que está com menu único), mas é o
mesmo de sempre, e eles chamam de Ubuntu Classical Desktop Session.

Idem o Gnome3, que dá pra colocar o gnome-shell se quiser.

Falta coisas básicas: o gimp ainda não vem por padrão e o editor de vídeo
ainda é o PiTiVi, ou seja, ainda não tem um editor de vídeo decente (não sei
porque o openshot não vem por padrão!).

A instalação do ubuntu-restricted-extras é uma mão na roda para colocar java
e flash correndo, mas este pacote conflita com os pacotes que são inseridos
"automaticamente" quando se tenta ouvir um mp3, por exemplo.

Sobre a compatibilidade com a série F: a receita de bolo do tuto, que era
tamanho família no 10.10, agora é somente de dois míseros passos no terminal
(após a instalação do driver proprietário, claro).

Ah! Ainda não dá pra usar em produção séria, pois vez ou outra algum
programa (em geral em segundo plano) cai!

Mas resolvi ir tocando ele mesmo no meu note, porque o suporte ao hardware é
bem melhor, na esperança que as próximas semanas as quebras acabem!

Abraços

--
André Cavalcante
Almada, Portugal