[Ubuntu-BR] Bloqueio do Ultra Surf

Marcos Tulio marcos em pb.senac.br
Quinta Abril 7 13:46:44 UTC 2011

Prezado Jeferson,

A empresa UltraReach desenvolveu um software para burlar a censura online
imposta pelo governo da China. Nos últimos meses, o bloqueio tornou-se ainda
mais severo depois dos acordos realizados com empresas como Microsoft, Yahoo
e Google, que resolveram auxiliar na filtragem de conteúdo dito "subversivo"
no braço chinês da internet. Por meio do UltraSurf, usuários que desejem
navegar sem serem monitorados são capazes de fazê-lo através de um proxy
engenhoso e criptografado que trabalha em conjunto com o Internet Explorer.
Como se sabe, proxys são serviços online que permitem a um internauta
realizar conexões indiretas em rede para outros serviços. O software, que
pode ser encontrado no site da empresa e baixado gratuitamente, possui pouco
mais de 100 kB e apenas um arquivo executável, dispensando instalação. O
programa é projetado para rodar junto ao Internet Explorer e a outros
softwares da Microsoft, o que não impede que seja adequado para funcionar
também com outros navegadores, como Opera e Mozilla, sendo que, para estes
há que se entender um pouco mais de redes e proxys de modo a configurar
corretamente as opções. Outro software para furar o bloqueio imposto pela
censura chinesa é o DynaWeb, que foi desenvolvido pela DIT - Dynamic
Internet Technology - e até novembro de 2005 já havia sido baixado mais de
200 mil vezes. A luta de empresas como UltraReach e DIT contra a censura
chinesa começou em meados de 2002 e aparentemente é uma batalha que ainda se
estenderá por um longo tempo.
Texto Original em
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI977315-EI4801,00.html

Pois bem,
Em análise pelo trafshow e iptraf, vejo que o Ultra Surf se conecta a porta
443 e 80 de outros servidores. Uma das faixas que estou conseguindo
catalogar é 65.49.14.x, mas ele também tanto usa o Squid quanto usa o Proxy
Transparente (NAT) para sair da rede local e conectar aos servidores
externos. Já executei bloqueios pelo iptables, mas não consegui êxito.

Alguém já se deparou com o problema ?

Abraços,
Marcos Tulio