[Ubuntu-BR] Virtualização no Unbuntu

Fábio Rabelo fabio em fabiorabelo.wiki.br
Quarta Abril 6 12:16:46 UTC 2011

Bom dia, eu diria que suas perguntas são muito genéricos, mas vamos tentar .

Em 6 de abril de 2011 07:59, Franco Catena <facdavilla em hotmail.com> escreveu:
> Bom dia,
>
> Ha alguns topicos que gostaria de saber:
>
> a) alguem conseguiu virtualizar servidore WIndows Server com o IIS7.5 ? se
> sim:

Não sei se é possível virtualizar aplicações no Linux, eu sempre
virtualizei Sistemas Operacionais, e todas as versões do Windows
Server podem ser virtualizadas no linux sem problemas .

>   1. qual software de virtualização;

Eu já usei XEN ( e não gostei ! ) KVM ( meu predileto, uso em larga
escala atualmente ) OpenVZ ( acho muito bom, mas não estou usando no
momento ) Virtualbox ( considero uma ótima opção para virtualização de
desktops, mas no caso de servidores não, pois ele não tem alguns
recursos imprescindíveis para este tipo de aplicação, por exemplo
inicialização automática no boot !!! ) e VMWare ( que eu não gosto das
versões livres, mas as versões pagas são excelentes !!! )

>   2. qual a configuração do hardware;

Isto depende do que deverá ser virtualizado, tenho sistemas com
motherboards simples para desktop com 16 GB de RAM rodando sem
problemas, e tb tenho sistemas dedicados para servidores da Supermicro
e a Tyan, com até 64 GB de RAM com mais de uma dezena de servidores
virtualizados neles !!

>   3. no caso de virtualização para mais de uma maquina no mesmo server,
> terei que ter uma placa de rede para cada maquina virtualizada????

Isto tb depende do uso pretendido, pode-se usar uma única placa de
rede em modo Bridge, com cada VM tendo seu próprio ip. ou pode-se
instalar várias placas, cada uma para uma VM, ou qualquer combinação
entre estes dois extremos .

> b) no caso de virtualizar mais de uma maquina linux num server, como fica a
> questão da placa de rede e dos ips???

Já respondido acima .

> c) Qual o melhor software de virtualização para o Unbuntu server?

Eu uso KVM com este sistema de gerenciamento :

http://www.proxmox.com/products/proxmox-ve

E atende perfeitamente aos meus usos ...

> Obrigado

Não tem de quê ...

Fábio Rabelo