[Ubuntu-BR] [Notícia] Ubuntu 11.04 Natty Narwhal Beta 1 - no ar

Marcelo Silva (IG) marcvan em ig.com.br
Sexta Abril 1 16:14:37 UTC 2011

Mas é questão de gosto mesmo...
Sei que todas as mudanças foram feitas com base em estudos, mas sabe aquele
detalhe... não é só porque a pesquisa diz que e bom que você também acha
bom.
Quando olho o layout do Ubuntu com Unity até acho interessante, diferente,
mas no meu dia a dia me atrapalha em algumas coisas, por isso acabo usando o
KDE no desktop que mantem o esquema (não sei por quanto tempo)(pela levesa
preferia o Ubuntu, mas...).
Quanto a varias janelas, tudo bem... o problema é o Menu dela estar for a
dela... esse é o caso, eu faço aplicações MDIForm(Modal) mas em cada tela
tem o menu referente a ela, imagine, da forma que o Unity propõe, você tem
que clicar na janela depois ir ao menu, quando vai mudar de janela a mesma
coisa... as vezes voce está no menu mas não tem certeza em qual janela está
focado dependendo do tema que usar. Sinceramente, não achei produtivo.
Acho que estão na contra mão... veja o caso do Firefox e o Chrome... ao
inves de eliminar o menu da janela eles embutiram mais ainda e com o esquema
de Abas ficou show, tanto é que o IExplorer e o Win7 veio atraz.

Mas esse papo vai render muitas opniões... a minha é essa... se o Menu está
atrapalhando então a solução por Abas vem a calhar.
Inclusive se não me engano, quem começou com esse lance de Abas foi o
Konquerror do KDE, e foi embutido no Gnome em algumas janela como o Terminal
e o Nautilus dentre outros.

Se o Ubuntu adotasse o sistema de Abas seria 10.

Marcelo Silva