[Ubuntu-BR] off topic - Como abrir banco de dados do MS Access

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em gmail.com
Sexta Setembro 24 01:01:24 UTC 2010

Quer uma notícia triste? Há 10 anos o pessoal do meu trabalho ainda usa
Windows 98 em uma VM apenas porque o banco de dados original que utilizamos
para todos os processos do laboratório (que é obrigado a guardar documentos
por pelo menos 5 anos). Estamos tentando fazer a migração para o Linux, mas
temos consciência de que isso vai demorar porque temos de fazer no braço a
migração de todos os dados da base para um outro banco de dados e
desenvolver outro sistema que funcione integrado ao BrOffice.org. Vai
demorar, mas vamos conseguir.

Problema: Os bancos de dados Access são proprietários e não há, até o
momento, nenhuma maneira fácil e indolor de ler, ou converter a base de
dados para algum banco livre (ou que funcione no Linux).

Solução (paliativa): Instale um Windows em uma VM só pra trabalhar com essa
base de dados.

Solução 2 (paliativa): é mais difícil e bem mais trabalhoso, mas vc pode
tentar fazer um conector. Um programa que faz a "tradução" de uma base de
dados para outra via XML. Você vai ter de fazer esse programa em VB para o
Access ler o XML e gravar na base de dados, e vice-versa. E também em uma
outra linguagem para fazer o mesmo com a base de dados nova (Python, PHP,
etc.)

Não sou programador, mas pelo que tenho passado na empresa em que trabalho,
a coisa é mais ou menos por aí.

Abraço

Paulo de Souza Lima
Técnico em Eletrônica e Administrador
Curitiba - PR
http://www.pasl.net.br
Linux User #432358
Ubuntu User #28729
Chat Google Talk: paulo.s.lima em gmail.com Skype: paulocwb2003 MSN:
paulocwb2002 em hotmail.com Y! messenger: paulocwb2003
Contacte-me [image: Wordpress] <http://almalivre.wordpress.com/>
Alma Livre Tecnologias assistivas: a importância do Linux na inclusão de
pessoas com deficiência<http://almalivre.wordpress.com/2010/09/23/tecnologias-assistivas-a-importancia-do-linux-na-inclusao-de-pessoas-com-deficiencia/>

--- @ WiseStamp
Signature<http://my.wisestamp.com/link?u=yzxtswz4fdh9zfv6&site=www.wisestamp.com/email-install>.
Get it now<http://my.wisestamp.com/link?u=yzxtswz4fdh9zfv6&site=www.wisestamp.com/email-install>