[Ubuntu-BR] Teclado perde acentuação - 10.4

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em gmail.com
Quinta Maio 20 14:00:58 UTC 2010

Em 20 de maio de 2010 10:47, Nilson Chagas
<nilson.chagas.silva em gmail.com> escreveu:
> Não lembro de ter uma discussão onde o teclado mudava sozinho, não tenho
> tela de login, e o unico idioma nas configurações de teclado é o Brasil.

1 - Existe uma opção dentro das configurações de teclado onde você
configura se ele vai valer para todas as aplicações ou somente para a
janela em primeiro plano. Por padrão vem habilitado apenas para a
janela em primeiro plano. Assim, quando vc fecha a janela o teclado
volta para o padrão anterior. O teclado não "muda sozinho", está
programado para agir assim.
2 - Tem uma mensagem enjoada que aparece de vez em quando (e eu não
sei por que) dizendo que as opções de teclado não foram configuradas e
quase que induz o cidadão a instalar ("configurar") opções de teclado.
Acontece que essa "atualização" coloca o teclado americano como padrão
e a encrenca começa.
3 - Se você fez o que expliquei acima, mesmo que inconscientemente :),
pode abrir as configurações de teclado e verá que você tem um teclado
americano configurado lá. E não adianta apagar. No próximo boot ele
vai aparecer como por passe de mágica de volta.
4 - Se você não tem tela de login, sugiro que vá nas configuração de
tela de início da seção, habilite o pedido de senha, reinicie a seção,
mude o teclado para o brasileiro e entre na sua seção. Após isso, você
pode deletar o teclado americano das configurações de teclado e pode
voltar o GDM para não pedir senha na entrada.

Abraço.