[Ubuntu-BR] Leitor de Cartão notebook

Welson de Avelar Soares Filho wfilho em ice.ufjf.br
Terça Maio 18 17:45:04 UTC 2010

*@Paulo de Souza Lima*
Abra o terminal e digite "lspci". Veja se aparece algo *semelhante* à :

*02:09.2 System peripheral: Ricoh Co Ltd R5C843 MMC Host Controller (rev 12)
02:09.3 System peripheral: Ricoh Co Ltd R5C592 Memory Stick Bus Host Adapter
(rev 12)
02:09.4 System peripheral: Ricoh Co Ltd xD-Picture Card Controller (rev ff)*

Meu notebook Dell Inspiron 1525 tem leitor de cartões e aparece isso. Se
possível, instale o programa "hwinfo" e veja se o seu leitor de cartões
aparece lá também. Já tive periférico que aparecia no "hwinfo" mas não subia
com o início do SO. Aí tive que dar um modprobe e passou a rodar na moral.

Ainda sobre o leitor. Aqui no meu sistema aparece os drivers para meu leitor
de cartões:

*info.linux.driver = "ricoh_mmc"
info.product = "R5C822 SD/SDIO/MMC/MS/MSPro Host Adapter"*

Um pouco mais abaixo aparece

*info.linux.driver = "sdhci_pci"*

Passa um paçoco de coisa. Aí vem mais informação (algumas repetidas...) mas
com uma coisa importante agora:

*SD Host controller
Driver info #0:
  Driver status: sdhci_pci is active
  Driver activation Cmd: "modprobe sdhci_pci"
...*

Depois, novamente:

*SD System peripheral
Driver info #0:
  Driver status: ricoh_mmc is active
  Driver activation Cmd: "modprobe ricoh_mmc"
...*

Procure saber qual o sei leitor de cartões e procure no "hwinfo" por algo
como estes que exemplifiquei acima. Acho que o caminho será por aí... ainda
mais considerando que o cartão funfa se der boot com ele conectado.

*@Apiano Jr*
Veja se o que falei para o Paulo serve de alguma forma para você.

Valew... o/

--
Graduando em Ciência da Computação - U.F.J.F.

Lattes: <http://lattes.cnpq.br/0220648760037625>