[Ubuntu-BR] Retroshare 0.5.0 Não Compartilha mais

Zandre Bran zandrebran em gmail.com
Sexta Maio 14 21:36:28 UTC 2010

2010/5/14 Jôjô Maravilha <jojomaravilha em gmail.com>:

    Ôlas Maravilha.

> Será que teria algum programa onde você pudesse compartilhar arquivos só com
> amigos, que você add a sua lista? O Retroshare tinha essa facilidade. Seu
> amigo tinha acesso à pasta que vc quisesse, assim poderia baixar músicas,
> vídeos e outros tipos de arquivos, como se fosse um clube fechado.

    Mão dupla? Que dizer vc tem um rede de amigos que usam o
Retroshare para compartilhar arquivo? Ou a intenção é somente vc
disponibilizar arquivos para seus amigos?

    Se a intenção é a segunda, somente vc disponibilizar, poderia
montar um servidor FTP ou mesmo HTTP para isto. No ftp poderia criar
usários de acesso a determinadas pastas e no http usar o .htpasswd
para usuários e senhas... Além, claro que existem servidores de
arquivos http feitos em php que poderiam perfeitamente se adequar.

    Na questão do IP dinamico, poderia usar um cliente dns gratuito,
entre eles o no-ip.org e o dyndns.org (meu preferido).

    Agora, respondendo a questão das chaves de segurança, acredito que
isto se deve ao fato do Retroshare gerar suas chaves. Então ele deve
estar usando a que vc criou para o launchpad e não as que o retro
criou. Deve ter alguma configuração do retro para escolher que chaves
usar. Outra opção é dizer ao gnome que use as chaves do retro como
padrão (preferencias, criptografia e chaves, ou algo assim) .

    Algumas referencias sobre ftp:

https://help.ubuntu.com/10.04/serverguide/C/ftp-server.html
https://help.ubuntu.com/community/ProFTPD

    Sobre servidores http usando php, ajax, enfim:

http://www.webresourcesdepot.com/category/goodies/file-folder/

    Boa sorte.

- []s
- Zandre.