[Ubuntu-BR] [Dica] Botões fechar/minimizar à direita no Ubuntu 10.04

Quinta Maio 6 00:13:35 UTC 2010

Em 5 de maio de 2010 17:37, Marcelo Silva <marcvan em ig.com.br> escreveu:

> Um detalhe interessante é que mesmo com o canhoto, a leitura natural da
> maioria da línguas é da esquerda pra direita, levando isso em conta se o
> mouse ficar a esquerda forçosamente pelo fato dos botões estarem lá vai
> atrapalhar na leitura de um texto.

Poderia então concluir-se que árabes e israelitas, que lêem da direita
para a esquerda, deveriam achar o máximo os botões no lado esquerdo.
Algum árabe ou israelense presente para confirmar se os botões ao lado
esquerdo melhoraram sua experiência de usuário? ;)

>  Outra coisa, naturalmente pelo fato
> de você usar o mouse a direita o ponteiro fica do mesmo lado, tendo que
> percorrer a tela toda pra clicar nos botões, isso dificulta ainda mais
> pra quem estiver aprendendo informática, já que é ruim pra quem é destro
> e já utiliza a informática.

Poderia então concluir que, para mim, que sou sinistro, deveria ser o
máximo os botões ao lado esquerdo. Entretanto, tive que treinar minha
mente para usar a mão direita para controlar o mouse, então a
dificuldade é a mesma que a de um destro. Aliás, são poucos os
sinistros que usam a esquerda para controlar um mouse, bem como são
poucas as portas à venda que podem ser abertas por um sinistro sem ele
ter que atravessar o braço pelo corpo.

> Coloque mais um detalhe, muitas máquinas são
> Dual Boot, ou tem uma VM instalada, aí você sai do Windows ou outra
> distribuição que é na direita e se perde todo no Ubuntu.

Poderia concluir então que Mac users usando o BootCamp sentiriam essa
diferença, saindo do Mac e indo para o Windows. Mas o cérebro é capaz
de perceber ambientes diferentes e responder a eles. Se assim não
fosse, não haveria o GNOME com seus dois painéis, algo totalmente
alienígena para um Windows user.

> Enfim acho que não foi uma boa... a menos que se coloque uma opção fácil
> de mudança para o usuário "leigo".

Como eu vivo dizendo, nada no Ubuntu é pensado para o curto prazo, mas
visando uma melhora futura. Vamos aguardar e ver o que os
desenvolvedores esperam, passando feedback para eles quando
necessário.

Quanto à opção fácil para o usuário leigo, ela está bem explicada na
Central de Ajuda e Suporte, o ícone de interrogação que muitos
insistem em deletar. Devemos incentivar os novos usuários a usar a
Central de Ajuda. É incrível como muitos dos problemas que se vêem
aqui estão respondidos na Central de Ajuda.

> --
> Marcelo Silva <marcvan em ig.com.br>

João Santana
ubuntex.blogspot.com