[Ubuntu-BR] Problemas com bloqueios de processos

Welington R. Braga welrbraga em gmail.com
Domingo Maio 2 22:16:48 UTC 2010

Isto geralmente acontece quando há outra aplicação manipulando as
bases do dpkg. Por exemplo a Central de programas do Ubuntu e o
Ubuntu-update-manager (aquele ícone de atualizações do Ubuntu).

Veja se o ícone de atualizações não está aberto. Se estiver feche-o, é
o mais comum que acontece comigo, embora as vezes eu abra o Synaptic e
e esqueço, indo para o aptitude via linha de comandos.

Lembre-se que somente uma aplicação pode estar usando a base do dpkg por vez.

Em 2 de maio de 2010 17:31, Marcus Mac-Ginity <mginity em gmail.com> escreveu:
> Usando Ubuntu 10.4
> recebo a seguinte resposta quando uso dpkg (ou tento instalar/desinstalar
> qualquer pacote)
> ou usando sudo dpkg --configure -a :
>
> - dpkg: área de banco de dados de estados está bloqueada por outro processo
>
> depois digitei >"ps aux" e a lista foi grande...
>
> Solicito aos amigos: como descobrir nesta lista  qual o processo que está
> bloqueando ?
> Existe outra maneira de encontrar esse processo?
> Como bloqueá-lo?
>

> e digitando:
> [...]

Welington Rodrigues Braga
Web: http://www.welrbraga.eti.br
MSN: welrbraga[*]msn·com
Gtalk: welrbraga[*]gmail·com
Yahoo / Skype:  welrbraga
PGP Key: 0x6C7654EB
Linux User #253605

"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém
não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém
não destruídos;" - 2Co 4:8,9