[Ubuntu-BR] Java, ainda o Java...

Paulo Fernandes pferna53 em gmail.com
Sábado Junho 5 17:05:45 UTC 2010

Funcionou!!!!! BB acessado! Dívidas resplandecendo no monitor!

Chegou, então, a hora de fazer o rescaldo. Pelas indicações dos amigos eu
tinha duas opções (me corrijam se eu estiver errado):

1a) remover tudo que se referisse a java e instalar o o sun-java pelo
repositório;
2a) fazer a instalação pelo instalador da Sun e estabelecer os links
devidos, conforme tutorial do Zandre.

Segui o tutorial do Zandre pra tentar aprender alguma coisa. Funcionou, mas
pra que eu pudesse melhorar meu entendimento, e de quaisquer outros
interessados que sigam aqueles passos, penso que o Zandre deveria
complementar o tutorial colocando, entre parênteses, uma pequena (ou grande)
indicação do que o comando faz. Talvez eu esteja pedindo demais, mas poderia
haver duas versões do mesmo tutorial: para iniciantes, clique aqui, esse
cheio de explicações bem básicas; para iniciados, clique acolá,
possivelmente do jeito que está. Pense no caso...

Por exemplo: na primeira linha há o comando $sudo cp SEU_JAVA /opt. Na hora
do frenesi, não passa pela cabeça acionar o comando man cp, coisa que fiz
agora há pouco, E tá lá, é uma simples cópia de arquivo, o tal que eu baixei
da Sun para a pasta /opt (essa pasta me manteve intrigado o tempo todo!
Aliás, ainda me mantém intrigado!).

Mas, Zandre, a questão do case sensitive é pertinente. Meu arquivo foi
baixado para a pasta /home/paulo/Download/ (ele está lá até agora). Aí
pergunto: estando eu no raiz, como fazer essa cópia SEM indicar o caminho
completo? E sem aquele D maiúsculo, os *não existe* pipocam na tela da
gente! Aliás, pra que copiar para a pasta /opt já que o arquivo pode ser
acionado desde o local onde ele se encontra? Não estarei eu, assim, criando
arquivos à toa pelo meu HD e ficando com cópias extras sem necessidade?

Pra que foi necessário executar esse comando: $sudo chmod +x SEU_JAVA ?

Bem, grato a todos. SOLUCIONADO!

Paulo