[Ubuntu-BR] Distribuições derivadas do Ubuntu

nethell nethell em logbin.net
Terça Dezembro 28 17:13:50 UTC 2010

On Tue, 28 Dec 2010 12:46:25 -0300
Nayane Lima <nayaneline em gmail.com> wrote:

> Acho que irei precisar de ideias de quem já fez, faz ou pretende fazer.
> É que aqui na minha cidade tem uns bairros pobres que muita gente recebe
> doações de computadores antigos e como o Windows fica pesado muita gente
> me procura para otimizar, e eu sempre digo que estou disposta a ajudar
> mas instalando outro tipo de sistema operacional. Eles/Elas ficam
> curiosos(sas), mas meu pouco tempo me impede de fazer um suporte como eu
> desejaria. O problema é mais a falta de conhecimento de como fazer isso
> que você faz, nethell.

Não é difícil nem exige tanto conhecimento, basta saber identificar hardwares para viabilizar a máquina com tudo dentro dos parâmetros suportados, uma noção de como realizar as alterações necessárias nos bios (para ajustes) e escolher o SO com aplicações mais adequadas a essas máquinas.
A maior dificuldade é obter manuais de placas mães antigas e componentes que faltam... dependendo da "idade", isso torna-se um problema às vezes sem solução.
A intenção tem sempre que estar voltada para que a máquina tenha um bom desempenho para as funções mínimas a que será submetida. É preferível que uma máquina rode uma distro mais antiga suavemente do que força-la a rodar uma mais nova sofrivelmente.
Sinceramente, para mim, o sistema operacional é o de menos nesses casos, pois sempre temos alternativas a testar até acertar uma ideal.
Não se preocupe em transforma-las em super máquinas com grande capacidade de armazenamento e outros firulas. HDs pequenos, memória suficiente e um leitor de CD bastam - se puder disponibilizar uma saida usb para pendrives, já permite a qualquer aluno fazer seus trabalhos e transporta-los para estudar com outros colegas.
Bem, se precisar de alguma coisa, estamos aí para colaborar, pode me escrever em pvt, ok?

--
nethell - Ubuntu user 24389 - Linux user 496632