[Ubuntu-BR] HD lento....

nethell nethell em logbin.net
Terça Dezembro 21 13:57:37 UTC 2010

On Tue, 21 Dec 2010 10:39:27 -0200
Geninho <genin100 em gmail.com> wrote:

> [...]
> É o seguinte, eu tenho um sata 2 de 250GB e meu DVD também é sata. Somente
> este Hd é IDE e está em cabo flet único na porta principal como master. Vou
> dá uma varrida na bios e vê se tem algo errado por lá.
> Fiz um teste de leitura nele e tá dando uma média de 42MBs enquanto o sata
> 87MBs. Realmente bem mais lento. Mas não sei se esta lentidão seria
> a único responsável pelo desempenho.
> Por exemplo até para abrir o FF tem que esperar. Se chamar um programa mais
> pesado fica parecendo que estou num k6.... hehehe
> Depois posto se encontrei algo errado na bios.

Bem, como estou usando um CF agora na minha máquina, fiz um teste na máquina da patroa:
* Hitachi SATA 160G (Ubuntu e dados) - taxa média de leitura 95Mb/s.
* Fujitsu IDE 10G (Windows XP) - taxa média de leitura 20Mb/s (quase 1/5 do SATA).
Neste Fujitsu (caco velho) roda um XP SP3 sem problemas e sem qualquer travamento, a única coisa que fica ligeiramente prejudicada é a transferência de arquivos, bem mais lenta que no Hitachi.
Então com base nestes dados aqui, presumo que a tua controladora IDE não está ativada (nesta mother funciona mesmo sem ativação, mas o desempenho fica prejudicado) ou então há algum erro na instalação do Ubuntu.

nethell