[Ubuntu-BR] [Off topic] Instalação do Ubuntu em Cartões Flash

Salles salles.web em gmail.com
Terça Abril 20 12:35:55 UTC 2010

Em Seg, 2010-04-19 às 18:15 -0300, Luiz Frederico Gaertner escreveu:
> Muito bom saber disso, mas vai a dica...
> Faça sempre um backup, pois uma pequena descarga elétrica causada por
> energia estática, e que possuiu grandes chances de se concentrar na porta
> USB devido a lei das pontas, causa inutilização imediata da pastilha...
> então, vamos jogar nossos sistemas para pastilha, sim, eu acho demais, mas
> vale a pena fazer um backup sempre!!! :0)

O Frederico está certo e algumas recomendações devem ser lembradas:

Cartões de memória em estado sólido são realmente muito suscetíveis a
queima por energização, mas a maioria dos casos é proveniente do mau uso
destes. Retirar um pendrive ou um cartão "na marra", por exemplo, é
condená-lo à morte. Pendrives tipo "mola" são queimados aos quilos, o
usuário os insere e a trava cede, logo ele o remove para firmar a guia e
inseri-lo novamente...

O hábito de backup deve ser instaurado por todos que lidem com dados,
independente dos tipos de mídia usados. Não importa se você use HDs
internos ou externos, cartões ou pendrives, cópias de segurança são
sempre necessárias. Meus dados rodam no sistema, mas tenho backups
diários em pendrives e mensais em dvds. O custo é mínimo e o tempo
necessário para um backup de dados diários não é tão expressivo que
impeça sua aplicação.

Lembro ainda que o uso em cartões flash não é recomendado para
determinados usuários de uso mais extensivo de programas e transferência
de dados: Façam uma avaliação do uso que pretendem fazer do sistema
antes de partir para um Flash.
Eu tenho uma limitação de aplicações, não necessito de muito espaço para
dados e preciso da portabilidade logo, para mim, é perfeito.

Salles (Nethell)

Salles (Nethell) Ubuntu User 24389 Linux User 496632