[Ubuntu-BR] Permissão de arquivos no samba

Claiton Meneghetti claiton_meneghetti em yahoo.com.br
Sábado Abril 10 14:25:10 UTC 2010

amigo:

montei um servidor linux na empresa onde trabalho e acontece o seguinte:
tenho dois usuários cadastrados no samba( mas poderia ser muito mais),
quando um usuário cria uma pasta, somente ele pode modifica la os outros
podem apenas "ver" o conteúdo da pasta. Na empresa o acesso é dividido por
setor, administrativo e engenharia. Os usuarios da engenharia não tem nem
acesso a administração e vice versa. Se eu faço logon como engenharia eu
posso fazer de tudo dentro desta partição (ou pasta) como administrativo eu
não consigo fazer nem logon na área de engenharia, mas, mesmo que eu permita
(configurando no samba a permissão) que a administração faça logon na
engenharia este usuario será apenas um mero espectador não poderá fazer nada
dentro das pastas criadas pelo usuario engenharia ( e vice versa).

Entendeu a lógica?

Eu não encontrei como mudar isto, certa vez cadastrei um usuario "gerencia"
com acesso a todas as pastas mas a pasta que este usuario criava outros não
podiam mexer.