[Ubuntu-BR] Off: Antena para Rede Wireless

hamacker sirhamacker em gmail.com
Sábado Outubro 17 00:35:35 UTC 2009

Compra um roteador pequeno de 4 portas LAN e uma WAN, desses
baratinhos. Na WAN voce espeta sua rede de internet (speedy,cable,...
algumas aceitam até rede 3g).
Depois compre um AP (Access Point) (1)(2), voce liga 1 AP por andar
com fio que levará até o Roteador. Assim, um roteador de 4 portas LAN
poderá servir até 4 andares. Todos vão usar o mesmo roteador e assim
tudo é centralizado.
Se precisar mais, voce cascateia um roteador a um switch e usa as
portas do switch para cada AP.
Passar cabos do roteador a cada andar  é mais versátil e barato, e
facil de dar manutenção na hora de trocar qualquer dos componentes,
além disso fica a internet centralizada toda num unico roteador.
Mas se passar cabos por aí for um problema, aí então voce vai ter que
usar um repetidor, mais ou menos desse tipo :
http://www.5ti.com.br/p10076-outro-linksys-wre54g.html
Sai um pouco mais caro e não é tão eficiente, pois um repetidor não
serve para qualquer roteador, algumas marcas tem que usar repetidores
que eles mesmos fabricam. Aí já viu, né ? O suporte fica na mão de
terceiros.

[]'s  e sucesso.
(1) Um AP, é uma caixinha com apenas um conector RJ47 para pregar a
uma LAN, ele apanha o sinal DHCP vai se propagar numa anteninha wifi o
sinal e quem tiver conectividade wireless poderá ser cliente dessa
rede. Ex :
http://www.5ti.com.br/p4086-ponto-de-acesso-trellis-wg-apr.html
(2) Qualquer roteador wifi tambem pode servir de AP, neste caso basta
não usar a porta WAN dele. Tecnicamente eu não vejo a diferença, porém
tem AP custando um rim e eu vejo esses roteadores na casa R$ 150,00 e
fico completamente perdido no porque isso acontece.

[]'s e sucesso.