[Ubuntu-BR] Off: Antena para Rede Wireless

Jefferson Diego jeffersondiego8 em hotmail.com
Sexta Outubro 16 20:08:46 UTC 2009

Olá a todos;
Acabei de fazer recentemente a rede de um "prédio" de 5 andares.
(Sub-solo, terreo + 3 andares)
A dificuldade agora é em como enviar o sinal Wireless para todos os locais.
A sala dos servidores fica no segundo andar, e será necessário
distribuir acesso principalmente para o sub-solo, térreo e 3º, 5º andares.
Estou atualmente utilizando apenas a "anteninha" que vem com o roteador,
mas percebi que além do sinal sumir em algumas salas (que têm várias
canaletas de alumínio no teto), não há sinal no térreo.
Sei que além da antena em si, outro fator importante é o tamanho do
cabo. Há dutos de fácil acesso da sala de servidores para o último
andar, então não seria necessário mais que 30 metros de cabo.
Quanto às antenas, alguém recomendaria alguma específica para esta
situação?
Uma Omni no último andar? Uma parabólica virada para baixo?