[Ubuntu-BR] Rio - 2016 a Olimpíada do Software Livre

Sábado Outubro 3 14:28:27 UTC 2009

2009/10/3 Paulo de Souza Lima <paulo.s.lima em gmail.com>:

> Desculpe, mas isso não é verdade. É de responsabilidade do país anfitrião
> providenciar **toda** a infraestrutura para o evento, inclusive os recursos
> de TI. O COI apenas estabelece as normas que devem ser seguidas e o COB, é
> um órgão nacional que utiliza recursos públicos, portanto, sujeito às
> políticas públicas do governo federal.

Ok. Há uns 15 anos atrás fiz parte do desenvolvimento de um sistema
para o COB. Era um banco de dados simples com os dados de medalhas e
recordes. Na época não havia diretriz nacional sobre os sistemas de
informática nem discussão sobre open source nem nada disso. A única
coisa que nos falaram era que devíamos usar um base Access como meio
do caminho para o COI também ter acesso aos dados. Bom, 15 anos são
muitos anos e as coisas devem ter mudado.

> [...]
>>

> Daqui até 2016 são 7 anos. Tempo em que a tecnologia, as políticas e os
> sistemas mudarão sem a menor sombra de dúvida. Portanto, acho precipitado
> dizer que o governo e o COB não mudarão seus sistemas. Sete anos é tempo
> suficiente pra fazer muito barulho e forçar a barra.
>
> Só que as ações devem ser coordenadas, é necessário ativismo político e
> conhecimento das pessoas e dos processos que deverão ocorrer daqui até lá.
> Se a comunidade ficar batendo na tecla de que o software livre é melhor
> tecnicamente, nada vai acontecer e continuaremos reclamndo do governo, como

E tem ainda a questão do custo. Se ficar mostrado que um sistema para
a olimpíada terá um custo menor usando software livre, é meio caminho
andado. Agora que é uma decisão política isso é!

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.

BrOffice (http://www.broffice.org) ou o seguinte Plugin para Microsoft