[Ubuntu-BR] Rio - 2016 a Olimpíada do Software Livre

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em gmail.com
Sábado Outubro 3 11:54:32 UTC 2009

> Simplesmente não dá, porque alguns sistemas são do COI e o COB não tem
> gerência nenhuma sobre isso.

Desculpe, mas isso não é verdade. É de responsabilidade do país anfitrião
providenciar **toda** a infraestrutura para o evento, inclusive os recursos
de TI. O COI apenas estabelece as normas que devem ser seguidas e o COB, é
um órgão nacional que utiliza recursos públicos, portanto, sujeito às
políticas públicas do governo federal.

> Idem com as emissoras de TV, rádio e
> internet, cada um com a sua.

Sim

> Dá pra fazer uma campanha pelo uso de
> padrões abertos, principalmente multimídias, como os streams para
> internet serem originados preferencialmente em formatos abertos. A
> mesma coisa para sites, que os sites sejam w3c compatíveis. Também dá
> para uma campanha sobre o formato ODF para
> textos/planilhas/apresentações editáveis e PDF para
> textos/apresentações não editáveis.

Isso é um começo.

> Fora isso, o governo e o COB
> poderiam desenvolver um projeto para o banco de dados da olimpíada
> (com um portal) como open source, mas acho que eles já devem ter o
> deles e não mudarão tão cedo.

Daqui até 2016 são 7 anos. Tempo em que a tecnologia, as políticas e os
sistemas mudarão sem a menor sombra de dúvida. Portanto, acho precipitado
dizer que o governo e o COB não mudarão seus sistemas. Sete anos é tempo
suficiente pra fazer muito barulho e forçar a barra.

Só que as ações devem ser coordenadas, é necessário ativismo político e
conhecimento das pessoas e dos processos que deverão ocorrer daqui até lá.
Se a comunidade ficar batendo na tecla de que o software livre é melhor
tecnicamente, nada vai acontecer e continuaremos reclamndo do governo, como
sempre.

--
> André Cavalcante
> Porto Alegre, RS.
> Ubuntu User number # 24370
> Quer saber sobre Open Source Software? http://sobreoss.blogspot.com

Abraço.

Paulo de Souza Lima
Técnico em Eletrônica e Administrador de Empresas
Após 7 anos utilizando o Yahoo! Mail, por problemas técnicos que o Yahoo se
recusa a resolver estou mudando para o Gmail. Se você tem meu antigo e-mail
(paulocwb2003 em yahoo.com.br) em seus contatos, por favor atualize para o novo
(paulo.s.lima em gmail.com). Ainda recebo pelo antigo, mas não o utilizarei
mais para a troca de mensagens. Obrigado pela compreensão.
Você também pode me encontrar pelos links de minhas redes de relacionamento
ou pelos messengers:
Contact Me [image: Linkedin] <http://www.linkedin.com/in/paulolima>[image:
Facebook] <http://www.facebook.com/home.php?ref=home#/paulo.s.lima?ref=name>[image:
Flickr] <http://www.flickr.com/photos/paulo_de_souza_lima/>[image: