[Ubuntu-BR] NOTEBOOK HP PAVILION TX 1000 NÃO LIGA.

Paulo de Souza Lima paulocwb2003 em yahoo.com.br
Domingo Maio 31 19:54:04 UTC 2009

2009/5/30 Bruno Correia <bcorreia em gmail.com>:
> Não amigo, o problema não está bem ai não, apesar de não ser muito bom
> usar o computador em locais onde não haja um bom suporte e que tampem a
> ventilação, o principal problema desses dispositivos equipados com
> chipsets Nvidia família 61xx é devido ao uso de material de baixa
> qualidade para produção do encapsulamento desse chipset...

Não sei quanto as características desse chipset, especificamente, mas reafirmo o que falei. Pode até ser que ele tenha essa montanha de problemas que você relatou mas, concordo em parte com o que o Lucas falou sobre a fabricação dos chips.

Ocorre que os componentes não são feitos para funcionarem perfeitamente num local e "se Deus quiser" em outros. A indústria como um todo, não só a indústria eletrônica, utiliza largamente o conceito de "obsolecência planejada". Isso significa que um determinado produto é feito pra durar pouco mais do que a sua garantia de fabricação, para que seja rapidamente substituído por outro. Isso existe para que o consumo seja alimentado constantemente e os consumidores continuem comprando sempre. Eu tenho em casa um liquidificador da Walita que foi feito na década de 40, que funciona perfeitamente até hoje. Hoje em dia, se um desses durar cinco anos, é uma sorte. Portanto, não se trata de funcionar em alguns lugares e não em outros, mas de funcionarem o mínimo possível após a garantia ter terminado para que os lucros continuem aparecendo. Pensar que o objetivo de uma indústria é oferecer qualidade é ilusão. O objetivo é maximizar lucros e
 diminuir custos. Se os clientes gostarem, é ótimo. Se não gostarem, modifica-se uma coisinha aqui, outra ali, até que eles gostem, sem aumentar muito a conta. Qualquer modificação justifica uma alteração grande nos preços. A coisa é tão distorcida, que até o conceito de "qualidade" é manipulado.

É por isso que eu digo que cuidados como esses podem ajudar... Já que as coisas se tornaram tão frágeis a ponto de se estragarem por pouca coisa, todo cuidado é pouco para conservá-las o maior tempo possível.

Abraços.

“O futuro é Open Source”

Keith Curtis - ex-desenvolvedor da Microsoft

Paulo de Souza Lima

Curitiba/PR

Linux User 432358

http://br.maisbuscados.yahoo.com