[Ubuntu-BR] Video não funciona no Jaunty - Intel 915GM

bugre .e e.bugre em gmail.com
Sábado Maio 30 22:39:21 UTC 2009

Pessoal*,

*Tenho um EEEPC 1000HD fabricado no Brasil que funcionava muito bem no
Xandros e depois no Intrepid. A placa de vídeo onboard do netbook é:
*
lspci -nn | grep VGA
00:02.0 VGA compatible controller [0300]: Intel Corporation Mobile
915GM/GMS/910GML Express Graphics Controller [8086:2592] (rev 04)*

Ao atualizar o Ubuntu para o Jaunty, o vídeo começou a apresentar uma série
de problemas em programas como Google Earth, Cheese, Istambul, assim como no
Youtube. Os vídeos travam ou os quadros pulam aparecendo por vezes manchas
pretas na tela.

Sou iniciante e mesmo assim tenho tentado resolver o problema em tutoriais
em inglês e em linha de comando. Seguem os tutoriais que já realizei, embora
o problema persista, com leves melhoras:
http://penguim.wordpress.com/2009/04/27/ubuntu-904-jaunty-reabilitando-o-compiz-na-intel-gm965gl960/
http://ubuntued.info/2009/04/problema-nos-graficos-do-jaunty-jackalop-com-intel.html
https://wiki.ubuntu.com/ReinhardTartler/X/RevertingIntelDriverTo2.4
http://br-linux.org/2009/atualizando-os-drivers-de-video-intel-no-ubuntu-jaunty/

Sei que esse tópico é frequente, porém gostaria de resolver o problema:
é possível manter o jaunty e resolver o problema ou terei de reinstalar meu
sistema operacional?

abraços,
thiago~