[Ubuntu-BR] Transferi arquivos para partição Vista - Resultado: sumiram!

Danilo Magrini danilo.magrini em gmail.com
Sexta Maio 29 12:05:30 UTC 2009

2009/5/28 Édnei Rodrigues <ednei.felipe.rodrigues em gmail.com>

> Boa noite
> Bom, possuo ubuntu 9.04 com partição ext4. Além disso, possuo em outra
> partição, Vista Home Premium, a qual possui uma partição bem maior.
> Fiz vários downloads, de seriados e jogos. Como a partição linux é
> pequena, tive que criar uma pasta do Vista e transferi esses arquivos
> para aquela pasta.
> Ao logar no vista, fui surpreendido com o desaparecimento da pasta
> Download ( criada via linux )!Voltei a logar no linux e, realmente, a
> pasta não existia mais!
> [...]

Olha, é bem dificil dizer o que aconteceu sem ter visto exatamente o que
você fez. Existe uma "conspiração" que diz que a gravação em NTFS a partir
do Linux não funciona muito bem. Eu dificilmente uso dessa forma pois não
tenho o Windows instalado no eu note, e no meu PC em casa eu quase não uso.
As trocas de arquivos que eu faço são sempre via protocolo SMB. O que o
pessoal pode fazer é dizer aqui se utilizam isso ou não de forma mais
acentuada.
Agora tem uma coisa. Se você fez essa copia e não desligou corretamente o
PC, ou seja, caiu a energia ou desligou no botão sem fazer o shutdown
corretamente, aí sim há grandes chances de ter realmente perdido. Se você
der uma estudada em montagem de partições vai entender melhor porque isso
acontece. De maneira resumida funciona assim: o Linux sempre espera o
"melhor momento" para fazer realmente a gravação, ou seja, você monta alguma
partição ou dispositivo (Ex: disquete, pen drive, hd externo), faz a copia
de arquivos para esse local montado. Aparentemente parece que tudo já foi
copiado, mas se o seu processador (ou outros dispositivos) estão ocupados
executando alguma tarefa, o Linux "agenda" essa copia física para um momento
onde esses dispositivos estiverem mais ociosos... ele te mostra como já
completo, mas ele fará a copia propriamente dita em um momento que ele achar
mais adequado. Bem, mas como vou saber se ele já fez ou não a copia? Ou
desmontando a partição ou dispositivo, ou desligando corretamente o PC. Ao
desmontar o volume, o Linux vai entender que você não quer mais usar aquele
dispositivo, então ele realiza tudo aquilo que consta pra ele como
"pendente" e aí você vai ter a certeza que tudo foi gravado. "Ah isso quer
dizer que se eu espetar um pen drive, mover alguns arquivos e ao terminar eu
simplismente retirar o pen drive sem desmontar pode acontecer de não ter
nada gravado nele?". Sim! É exatamente isso que pode acontecer. Tanto em um
pen drive quanto em um disquete quanto em qualquer dispositivo montado,
assim como com partições montadas. "Mas não tem como modificar esse
comportamento?". Sim tem! "Como?". Não faço idéia! uhauhauhauha Mas com ctz
uma busca na internet te dará uma resposta.

boa sorte.

--
Danilo G. Magrini
danilo.magrini (AT) gmail (DOT) com