[Ubuntu-BR] Instalando o BROffice 3 no Ubuntu

Danilo Magrini danilo.magrini em gmail.com
Quarta Maio 27 17:33:36 UTC 2009

2009/5/27 Evaristo Dias da Silva Neto <t3r3son em terra.com.br>

> EXCELENTES DICAS, PENA QUE NÃO FUNCIONAM COMIGO. TODOS OS SITES
> PRATICAMENTE SÃO COPIAS AS DICAS ONDE ENSINAM COMO INSTALAR O BROFFICE.
> SIMPLESMENTE NAO FUNCIONA. NO FINAL, PARA ADICIONAR OS ATALHOS NO MENU
> ESCRITORIO APARECE UM ERRO QUE JA FOI REPORTADO POR OUTROS USUARIOS MAS
> NAO TEM RESPOSTA. PARA QUE UM SISTEMA PEGUE PRA VALER É NECESSÁRIO QUE
> AS DUVIDAS DE SEUS ENTUSIASTAS SEJAM SUPRIDAS. É MUITO FACIL ALGUEM
> COPIAR E COLAR UMA DICA DE UM SITE E PASSAR COMO SUA EM OUTRO SEM AO
> MENOS TOMAR O CUIDADO DE RESPONDER AS DUVIDAS DE OUTROS USUARIOS COMO EU
> [...]

Vejo que não respondeu minhas outras perguntas, porém, mesmo assim eu removi
totalmente meu openoffice padrão da versão 9.04 do Ubuntu que estava
funcionando perfeitamente só para testar o BrOffice, pois, pelo tamanho do
seu alvoroço e indignação achei que seria impossível instalar esse BrOffice
de forma tranquila. Só que felizmente eu fiz a instalação e não tive
problema nenhum, eu baixei o pacote .DEB e segui as instruções, vai ver é
porque eu li as instruções de como instalar. Segue o abaixo o procedimento
que eu usei para instalar:

http://www.broffice.org/instrucoes_basicas_de_instalacao (veja que não
peguei dicas em sites de ninguém além do próprio broffice)

OBS: com o medo que eu estava de não conseguir instalar o BrOffice, pelos
motivos já citados, eu tentei ler o máximo de informações OFICIAIS
possíveis, porém não precisei utilizá-las já que somente seguindo os
procedimentos básicos eu instalei tranquilamente. Agora, se porventura,
alguém tiver problemas, existe mais informações dentro dos arquivos README
que ficam dentro do próprio pacote do BrOffice. Segue abaixo parte do
conteúdo do arquivo README_pt-BR :

Problemas durante a inicialização do programa

"Se você tiver problemas na inicialização do BrOffice.org (especialmente ao
utilizar o Gnome) desative a variável de ambiente SESSION_MANAGER no shell
utilizado para iniciar o BrOffice.org. Isso pode ser feito adicionando a
linha "unset SESSION_MANAGER" no início do script de shell soffice
encontrado no diretório "[office folder]/program".

Dificuldades ao iniciar o BrOffice.org (por exemplo, a aplicação congela)
bem como problemas com a exibição na tela são causados frequentemente pelo
driver de sua placa gráfica. Se ocorrerem estes problemas, atualize o driver
de sua placa gráfica ou tente utilizar um driver fornecido com o seu sistema
operacional. Problemas ao exibir objetos 3D podem frequentemente ser
resolvidos desativando a opção "Utilizar OpenGL" em 'Ferramentas - Opções -
BrOffice.org -Exibir - Visualização 3D'.

Note que copiar e colar pela área de transferência entre o BrOffice.org 1.x
e o BrOffice.org 3.1 pode não funcionar no formato OpenOffice.org. Se isso
ocorrer, selecione 'Editar - Colar especial' e escolha um formato diferente
de BrOffice.org, ou abra o documento no BrOffice.org 3.1 diretamente.

Certifique que você possui memória livre suficiente no seu diretório
temporário de seu sistema e que as permissões de leitura, gravação e
execução lhe foram outorgadas. Feche todos os outros programas antes de
iniciar a instalação."

CONCLUSÃO: É importante ler os arquivos oficiais que explicam passo-a-passo
como realizar a instalação de um software.