[Ubuntu-BR] Otimizar menu iniciar + bonus comparacoes Win XLinux

Marcelo Silva marcvan em ig.com.br
Quinta Maio 14 18:44:03 UTC 2009

Bem, a questão das comparações são as seguintes no meu ver:

O que conta a titulo de usabilidade para o usuário final, não importa o
processo que o sistema faça para chegar a um "veredito" no caso a abertura
ou navegação de um arquivo.
Deve-se lembrar de que quando vamos usar o computador não ficamos pensando
em como o processador ou  hd ou memorias ou afins, estão trabalhando...
importa é a agilidade das tarefas sendo executadas...
Se formos fazer comparações byte a byte, imagino que muita coisa ou a
maioria das execussões são mais rápidas no Linux, não é a toa que ele se sai
melhor como servidor.
Mas na questão de execução de tarefas corriqueiras dos usuários "normais",
deve ser lavado em conta o tempo de resposta ao usuário não importa se é
usado um metodo de "enganação" para que o usuário sinta que a máquina está
trabalhando... por isso o método de desenhar as linhas primarias de um
formulario e já apresenta-las ao usuário é melhor recebida. Este método eu
uso no delphi... e a sensação de execução dos formularios são mais
agradaveis do que você  ter que esperar alguns segundos (tempo normal) sem
mostrar nada ao usuário dando a impressão de travamento.

As comparações que estou fazendo são a grosso modo mesmo... tempo de
resposta aos nossos olhos, e não internamente onde estão passando o bytes...
isso acho que é irrelevante ao usuário final.

Essa é justamente uma questão que me pego perguntando... se uma coisa
funciona bem no windows... porque nao "copiar" no linux e depois
aperfeiçoar.

Tudo isso acaba respondendo com relação as "realidades de cada um"... não
importa o caminho feito hora por um hora por outro... importa o resultado
final, se é ou não mais rápido (aparentemente).

Mas pelo que vi na opiniao dos colegas, me parece que a performance depende
de cada maquina, mesmo estas tendo processadores iguais (em velocidade).

Ou seja... na minha o windows vai melhor, mas na de muito colegas na lista o
linux esta mais rapido... interessante isso

Marcelo Silva
msn: marcvan em ig.com.br
cel.: (11) 9693-4251