[Ubuntu-BR] tamanho da partição swap

Xisberto xisberto em gmail.com
Sexta Junho 5 12:37:03 UTC 2009

2009/6/5 romano <bruno em tanervoso.com.br>

> Possuo 2 GB de memória no meu pc, as vezes eu faço um free -m para ver
> quanto to usando e nunca vi meu sistema operacional usando swap somente
> umas 3 vezes mas foi caso aparte.

Sim, é o que eu venho dizendo. Essa "regra" de "swap = 2 x RAM" é coisa do
tempo em que o comum era termos 256MB de RAM. Hoje em dia, tanto pela
evolução dos programas quanto pela quantidade de RAM nos PCs, são raros os
casos em que a swap precisa ser utilizada.

Por exemplo, na minha estação de trabalho tenho 2GB de RAM e 1GB de swap.
Nunca precisei usar swap exceto ontem quando precisei compilar alguns
pacotes. Sobre a dica que citaram de compilar o kernel: você não vai
compilar um kernel diferente todo dia, então pode usar uma artimanha[1]
quando precisar de mais swap "emergencialmente"

> Rodo vários programas, e dificilmente uso mais que 1.5 GB da ram.
>

> E não sabia que o SO usava o swap para hibernar, se alguem puder
> explicar eu gostaria de saber, senão outro dia eu procuro sobre isso.

Sim, quando é usada a opção de hibernar, o conteúdo da RAM é copiado para a
swap, para ser restaurado quando o computador retorna.

Então é preciso notar que no momento em que você aciona o comando de
hibernar, a quantidade de RAM usada não pode ser superior à quantidade de
swap disponível. Veja que não estou falando dos totais, estou falando do
utilizado na RAM e do disponínvel na swap.

Outra coisa é que eu já desencanei do hibernar, uso só quando a bateria do
note acaba. Exatamente por ele copiar tudo da RAM para a swap, o sistema
volta da hibernação com muita coisa na swap, o que baixa muito o rendimento
da máquina.

Por fim, swap é uma questão de bom-senso. Eu uso a swap com metade da RAM em
casa e no trabalho e não tenho problemas com isso, mas também não uso
eclipse, netbeans ou outra IDE poderosa comedora de RAM, então não sei como
seria o uso de RAM e swap aqui utilizando esses programas.

--
Humberto Xis
http://xisberto.blogspot.com