[Ubuntu-BR] Comparação de Sistemas Operacionais [Era: Geoforce X Ubuntu -> Aprovado]

Terça Junho 2 20:16:15 UTC 2009

Bem, editei o assunto porque no final das contas, o tópico mudou, e bem para
isso que eu coloquei: comparação de SOs.

Escrevi isto, porque acendeu uma luz vermelha e então, antes que isso se
torne flame ou outra coisa....

Vou colocar duas coisas:
1) Na minha máquina o Windows parte BEEEEMMMMM mais rápido que o Linux (Core
Duo com 1G RA, HD 5400 e outras frescuras) - quase nada tenho no Windows
(nem me lembro se instalei anti-virus - e o Linux tá carregado (é o meu SO
primário)
2) Ontem em uma aula, eu estava mostrando umas coisas em Java e fui abrir o
Netbeans. O aluno ficou espantando porque eu achei a abertura do Netbeans
uma carroça. Ele disse que na máquina dele o Netbeans demora MUUUIIIITO mais
para abrir.

Resultado:
Exceto que você tenha um software de benchmark que rode "da mesma forma" nos
dois sistemas, qualquer comparação entre SOs (e digo até entre distros
diferentes do mesmo kernel Linux) é mero achismo de um ou outro;

Isto porque essa comparação inclui:

1) Noção de percepção do usuário: isso depende de cada um e mesmo depende do
momento: se você está com pressa, com certeza o SO vai parecer uma carroça;
se você está fazendo outra coisa no momento do boot (falando ao telefone,
por exemplo), ele "de repente" vai soar o clique da janela de início e o
prompt para a entrada de usuário e senha vai ter aparecido.
2) Tempo de uso com o SO (anos de experiência): se você sabe onde estão as
coisas você vai ter uma noção de que aquele SO é mais rápido/mais produtivo
que o outro, no qual você tem que procurar um pouco, ou não lembra onde
estão as coisas
3) Mesmo que você seja pragmático e use um cronômetro (eu já fiz isso,
inclusive postei o resultado aqui na lista, não me lembro em que tópico) a
"velocidade" com que o SO arranca vai ser função da quantidade de
serviços/programas que você inicia na hora do boot, o que vai variar
"infinitamente".

Ou seja, é questão de acho isso ou acho aquilo.

É claro que algumas comparações técnicas são possíveis: o ext4, segundo
alguns benchmarks é mais rápido que ext3; o KDE 4 ficou mais "pesado"
(consome mais memo) que o Gnome (mas diga-se de passagem que esse último
também não é nem um pouco ligth, tá mais pra obeso mesmo); o Vista veio de
um jeito que se tu ligares tudo que é possível, aja placa de vídeo 3D
acelerada pra dar conta, enquanto que praticamente os mesmos efeitos e até
alguns mais cara de Mac são possíveis no Linux com bem menos recursos.

E por aí vai.

É isso.

PS.: fiz top post porque no fundo não tô respondendo ao Maurício ou qualquer
um, apenas o citei para manter a referência com a última mensagem da outra
thread, uma vez que eu editei o assunto.

André Cavalcante
Porto Alegre, RS.
Ubuntu User number # 24370
Quer saber sobre Open Source Software? http://sobreoss.blogspot.com.br