[Ubuntu-BR] Transferi arquivos para partição Vista - Resultado: sumiram!

Danilo Magrini danilo.magrini em gmail.com
Terça Junho 2 12:39:49 UTC 2009

2009/6/1 hamacker <sirhamacker em gmail.com>

> FAT32 também dá problemas.

Foi como eu disse anteriormente eu outro e-mail. Toda essa incompatibilidade
de partições FAT32 e NTFS com Linux é justamente por essa falta de atenção
ou até respeito com usuário do sistema Linux. A Microsoft, até o momento da
criação do NTFS, não tinha qualquer preocupação em ter um "relacionamento"
com sistemas Linux. Não interessa a Microsoft criar uma forma de trocar
arquivos com outros SOs, vide que nem mesmo se preocupa em criar um
dual-boot quando se instala Windows em computadores com outros SOs já
instalados. Li a muito tempo atrás um post de alguém bem participativo e
conhecido no mundo Open-Source (não me recordo também quem era exatamente),
dizendo que o os desenvolvedores dessa tentativa de troca de arquivos com
outros tipos de partições sempre solicitaram a Microsoft uma documentação do
protocolo dos sistemas de arquivos FAT32 e NTFS para que eles pudessem
desenvolver de maneira mais "segura" essa integração. Veja que eles não
pediam que a Microsoft desenvolvesse um módulo open-source para a
comunidade, mas sim que eles apenas contribuissem com a documentação, para
facilitar o trabalho e assim garantir a compatibilidade. Mas a Microsoft
sempre alegou que o sistema de arquivos dela era "um segredo", provavelmente
por serem ótimos tipos de partições (rsrsrsrsrs)! Sendo assim os engenheiros
e desenvolvedores engajados na filosofia "FREE SOFTWARE" tiveram que através
de testes, tentativa e erro e/ou alguma outra forma descobrirem como ler e
gravar nas partições da Microsoft, porém erros ou restrições são
inevitáveis. Eu enviei certa vez o link desse post para um indivíduo que
também perdeu arquivos ao gravar em partições NTFS através do Linux, porém
ele colocou em seu blog um post bem mal-educado alegando que essa perda foi
por incompetência dos desenvolvedores "open-source" que não deveriam liberar
uma versão incompleta ou "sem testar" sendo que, na época, a montagem de uma
partição NTFS era por padrão somente-leitura e se você forçasse a montagem
leitura-escrita uma mensagem era exibida informando que você usava aquilo
por conta e risco! Isso no modo texto, agora se a distribuição do cara não
exibia isso no modo gráfico aí já era um problema da distribuição.
Concluindo, eu sei que ninguém aqui reclamou dos
desenvolvedores/colaboradores desse projeto de integração com partições da
Microsoft, porém estou postando isso para que futuras pessoas que pesquisem
o tema e tenham a sensação de incompetência desses colaboradores saibam que
na verdade a incompetência é daqueles que não tem nenhum interesse em manter
ou criar um relacionamento com os sistemas operacionais livres... ou vocês
acreditam mesmo que os engenheiros da Microsoft não são capazes de criar um
bootloader? Ou não são capazes de criar uma forma de ler e gravar em
partições como EXT, REISERFS, etc, sendo que esses protocolos são inclusive
de código-aberto? Sinto muito mas se pensam isso estão enganados, podem ter
certeza que não é incompetência da equipe Microsoft e sim falta de
vontade... ou seria medo? Eu não sei.... ; )

--
Danilo G. Magrini
danilo.magrini (AT) gmail (DOT) com