[Ubuntu-BR] Partição raiz não devia estar cheia

Vítor adeiss.vc em gmail.com
Terça Junho 2 10:44:01 UTC 2009

Pessoal,

Tô com um problema que não consegui entender.
Tenho dois HDs, um de 80GB e um de150GB.
No HD de 150GB eu tenho 4 partições: / com 37GB, /home com 91GB, uma
partição extra de 20GB e o swap.
No HD de 80GB só tem uma partição que eu uso para cópia de segurança.
Hoje fui instalar uma atualização automática e o sistema me avisou que não
tem mais espaço na partição raiz.
Pelos meus cálculos a raiz deveria ter no máximo 5-10GB ocupados.
Abri o GParted e pra minha surpresa ele me mostrou a partição raiz quase
totalmente cheia.
Abri o gerenciador de utilização do disco para ver o que estava acontecendo
e ele disse que / estava 100% cheio e com 67,8GB de tamanho. Como se essa
partição tem 37GB?
Me dá a impressão que ele está somando os 32GB de dados de /home com os 31GB
de dados das demais partições com seus próprios dados.
Alguém tem alguma idéia?

Grato

Vítor