[Ubuntu-BR] Ubuntu i686

china china.listas em gmail.com
Terça Janeiro 27 19:17:54 UTC 2009

2009/1/27 Andre Cavalcante <andre.d.cavalcante em gmail.com>:
> Beleza gente?
>
> Bom sobre o Ubuntu perder performance ou não isso depende do kernel e o
> kernel vanilla até que tem algumas coisas que usam mais dos processadores
> modernos, mas no fundo, o código (C) é igual para todas as plataformas, daí
> a compilação sozinha pode realmente não melhorar significativamente a
> performance que justifique pacotes novos. Note que cada novo pacote
> significa um monte de configuração e compilações em separado, fora as
> questões de drives restritos e um monte de outras coisas que o ubuntu coloca
> no kernel.

Eu estava com essa dúvida na hora de instalar o ubuntu no micro novo,
que tem processador de 64bits. Pelo que li o único gando em relação a
copilação para 32bits é o uso de memória RAM maior, que não é o meu
caso.

Mas alguns usuários relataram que executam várias tarefas ao mesmo
tempo com micros novos e com muita memória, e o desempenho cai
enquanto os medidores de sistema indicam que o uso de CPU não passou
de 50%, dando a entender que o uso do hardware está mau dimensionado e
isso se deve às flags de compilação que não estão ajustadas ao
processador.

Li também relatos de que isso é lenda, sendo que um usuário teimava
que seu micro ficava mais rápido recompilando todo o seu sistema
usando o compilador proprietário da INTEL otimizado para seus
processadores e quando foi medir com uma ferramenta de benchmark o
resultado deu igual ao que estava antes compilado com o GCC e até
mesmo com a distro pura compilada pelo time oficial.

Infelizmente não guardei os links, mas foram perguntas na lista
debian-user e uma navegada em blogs. De qualquer forma, não tenho
certeza do que é melhor, e vou levando minha vida com o ubuntu oara
32bits com a compilação oficial mesmo ...