[Ubuntu-BR] Meu Ubuntu não inicia mais

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Sexta Janeiro 23 16:21:21 UTC 2009

Em Sex, 2009-01-23 às 13:37 -0200, Alessander Botti Benevides escreveu:
> Olá pessoal, meu Kubuntu 8.04.1 travou e agora não inicia mais :(
> Ele para em: * Reading files needed to boot...

Sistema de arquivos corrompido.

> Quando eu dou um Ctrl+Alt+Del nesse estágio, ele continua, mas parece que
> monta o sistema de arquivos como somente leitura, e por isso ele falha ao
> iniciar o kdm e eu só consigo logar no terminal como root, pois o \home não
> é montado.

exato. Você entra numa shell que nem é o bash, mas o dash.

> Se eu montar o home eu consigo logar como usuário normal
> (alessander), mas com problemas de variáveis de ambiente, por causa do
> sistema montado como somente leitura. Se eu dou um startx, tanto como root
> quanto como alessander, também são mostrados erros de "locks" que não
> conseguem ser criados.

porque o / está read-only.

> Infelizmente, nada fica salvo em /var/log/messages, /var/log/dmesg ou
> /var/log/syslog para futura análise.

natural.

> Alguém sabe como consertar ou analisar melhor esse problema?

Eu já estive com esse problema, e era um HD que tava ferrado. Não deu
para resolver. Tudo que pude fazer foi instalar um HD novo, logar na
opçao de recuperação de sistema do CD alternate (sim, eu só uso esse, o
CD Desktop para mim não existe) e copiar tudo que pude para outra
partição em outro HD.

Faça isso se ainda quiser ter alguma chance de não perder 100% dos
dados. E lembre-se que acada vez que você monta um HD defeituoso, vai
embora mais um pedaço... rsrsrs

> Qualquer ajuda é muito bem vinda!

Meu conselho: "você tinha backup?"