[Ubuntu-BR] O Peso da Interface

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Quarta Janeiro 21 20:38:05 UTC 2009

Em Qua, 2009-01-21 às 18:41 +0000, marcel a fenerich escreveu:
> Tb comprovei que o upgrade não é compensador, o sistema dá pau sim e
> fica mais lerdo, quando fiz isso no meu pc usando o cd alternate
> algumas coisinhas na barra de tarefa não apareceram de forma como
> aparecem na instalação limpa,

Mas isso não tem nada a ver com o upgrade, mas com as configurações
armazenadas no seu $HOME, remova-as e as coisinhas aparecem. Quando faço
um upgrade eu costumo abrir o Gconf-Editor e remover as chaves de todos
os principais aplicativos, para ver o que rola.

>  lembro q no nome da máquina estava diferente alguma coisa assim,

Eu sempre uso o mesmo nome de máquina, desde os áureos tempos do
Conectiva 6: "Scriptorium".

>  uma vez li isso em algum lugar que a melhor instalação é a limpa,

Eu acredito que isto é basicamente porque daria trabalho remover o lixo
que fica, mas com o tempo você vai se acostumando com a "faxina" e de
repente começa a não fazer tanta diferença. Meu único grande problema
foi com a configuração do X porque eu usava o driver "via" que foi
retirado da distribuição, substituído pelo OpenChrome, que é mais
difícil de configurar.

E tem outra: se eu tivesse formatado, eu não teria preservado meu antigo
xorg.conf que é o que tá me salvando agora porque o novo xorg.conf não
funciona e não existe mais o displayconfig-gtk ...

>  e isso eu concordo por pura experiencia, faça o teste Zandré formate
> esse ubuntu e coloca um zero bala e sinta a diferença, te garanto que
> vc me dará razão.

Eu fiz isso recentemente, quando tive o pau do HD e de fato pensava
assim, mas quando, logo após o upgrade, eu vi o sistema "voando" eu
percebi que tem algum caroço nesse angu e de repente nada disso é
necessário. Se o sistema estava tão rápido no primeiro boot, isto
significa, logicamente, que há alguma coisa que foi carregada depois que
o tornou lento. Eu estou há dias tentando descobrir o que pode ser,
desinstalando coisas a torto e a direito.

Detalhe: o sistema rodou rapidão com Gnome + Metacity + Nautilus +
Firefox. Só não tinha o OpenOffice. Será ele o vilão?

> Infelizmente essa é uma triste realidade, pq isso acontece? eu não
> sei, mas acontece.

Aí é que tá, eu estou fuçando para descobrir o porquê. Tenho uma
suspeita de que tropecei numa solução, mas não consegui agarrá-la.

> Agora quanto vc ter que formatar o seu pc de 6 em 6 meses, foi algo
> que me propus a fazer, e ngm que usa ubuntu é obrigado a faze-lo, pra
> isso existem as versões LTS, com o suporte extendido.

Eu não acho que "formatar o PC" seja algo que se deva fazer. Tenho
esperança de que, no futuro, um upgrade não mais será problemático.
Tenho tomado providências nesse sentido. Todos os meus pacotes pessoais
eu compilo em /opt e não mexo em nada na raiz, para que as atualizações
resolvam seus problemas. Idealmente, os arquvios de configuração
deveriam, todos, pertencer aos seus respectivos pacotes. Idealmente,
novas versões de programas deveriam gerar outra vez seus arquivos
em /var e o /tmp deveria ser esvaziado a cada poweroff.

Mas mesmo hoje, eu vi o meu sistema rodar rapidíssimo, e quero saber
porque o Gnome rodou tão rápido quanto um IceWM... Vou continuar
fuçando, qualquer coisa eu conto para vocês, e se tiverem alguma idéia,
é só repassar. Agradeço.