[Ubuntu-BR] Finalidade da Lista e Moderação

china china.listas em gmail.com
Quarta Janeiro 21 19:20:16 UTC 2009

2009/1/21 Carlos Ribeiro <k4ribe49 em gmail.com>:
> Ednei, comigo aconteceu a mesma coisa na Linux-BR: considerei injusta uma
> moderação, sob a alegação que estava infringindo uma regra da netiqueta. Fiz
> as minhas argumentações demonstrando que o erro estava na interpretação do
> artigo por parte do moderador que sequer se dignou em responder.

A Linux-BR foi a primeira lista que participei, indicado pela
Conectiva como fonte alternativa de suporte depois que o suporte
oficial que acompanhava o CD do "Conectiva 3.0 Guarani" que havia
comprado acabou. A primeira pergunta que fiz lá já fui sapateado
porque a lista não era de suporte, mas de discussão sobre o linux em
geral. Mesmo assim aprendi muito lá.
Depois que mudei para Debian já estava escolado, inclusive trabalhando
como Analista de Suporte em ambiente de servidores Debian depois que a
Empresa onde trabalhava desativou o mainframe para investir em
plataforma baixa. mesmo assim vivi muito bem na lista debian, que foi
sim criada para suporte téncnico mas que virava e mexia aparecia quem
respondesse -- sempre com uma revolta que não tinha noção -- mandando
ler manpage, manual, procurar no google, etc.

Sou um linguista, com recursos que me permitem sobreviver em qualquer
idioma, portanto não existem barreiras para que eu procure ajuda
sozinho. Mas mesmo assim entro e pergunto em foruns e listas -- como
essa -- porque uma coisa é você ler um tutorual -- geralmente mau
escrito e sem casos de uso, feitos pelo próprio desenvolvedor sem
nenhuma preocupação com o usuário final -- e outra muito diferente é
ver experiencias reais de uso por parte de quem usa e recomenda
soluções A ou B, dependendo do que vivenciou.

Portanto, entrei aqui e vou perguntar. No exemplo que dei do problema
com o dvdauthor, estou fazendo um DVD com fotos e filmagens de meu
filho para exibir na festinha de 2 anos dele, e ia justamente
perguntar aqui o que vocês usam para criar DVDs, converter filmagens
de cameras domésticas em AVI para MPEG para ser lido no DVD doméstido,
incluindo legendas e talz ...