[Ubuntu-BR] Arquivos de configuração de menu

Iuri Diniz iuridiniz em gmail.com
Quinta Janeiro 8 16:07:01 UTC 2009

Olá Nathanael

2009/1/8 Nathanael Costa <ncastrocosta em gmail.com>

> eu estou utilizando um instalador, IzPack, e ele deveria criar uma entrada
> no menu. Porém, eu não estou conseguindo fazê-lo funcionar direito

O que exatamente não funciona?

> e estou
> tentando entender como funciona a configuração dos arquivos para criar uma
> entrada no menu.
>

> Até agora vi que tem uns arquivos .desktop em /usr/share/applications e uns
> arquivos .directory em /usr/share/desktop-directories.
> Esse .desktop seriam como se fossem a Calculadora que eu acesso Aplicações
> >
> Acessórios > Calculadora, correto?

resposta rápida: sim

> E esse .directory seria o menu tipo Acessórios, correto?

resposta rápida: sim

> Mas ai eu não consegui saber como é que acontece a associação entre o
> arquivo .desktop da Calculadora e o .directory do menu Acessórios.

resposta rápida: dentro do arquivo .desktop, há uma entrada chamada
'Categories=bla;blow;blew'

> Alguém poderia esclarecer?

resposta longa, leia as especificações:

http://standards.freedesktop.org/desktop-entry-spec/desktop-entry-spec-1.1.html

http://standards.freedesktop.org/menu-spec/menu-spec-1.0.html

PS: evite cross-posting (você postou na debian-ce também)

--
Iuri Diniz
http://iuridiniz.com [Sou um agitador, não um advogado]