[Ubuntu-BR] Não compartilha HD

Danilo Magrini danilo.magrini em gmail.com
Terça Fevereiro 17 16:28:19 UTC 2009

2009/2/17 Angelo <angeloroman em terra.com.br>

> Tenho 2 HDs particionados. O Ubuntu não compartilha as partições.
>
> Mensagem ao acionar "Opções de compartilhamento - Gerenciador de
> Arquivos"  :"compartilhamento de rede de usuário" retornou erro 255: net
> usershare add: cannot share path /media/HD120/CWebCam as we are
> restricted to only sharing directories we own.
>    Ask the administrator to add the line "usershare owner only = False"
>    to the [global] section of the smb.conf to allow this.

Você deveria compartilhar somente o(s) diretório(s) que você é dono. Como
não sei seu nível de conhecimento em linux vou tentar deixar umas dicas, só
me desculpe se estou tentando ensinar o padre rezar missa. Bem pra começar
você deveria entender um pouco sobre permissões no linux. Este artigo já te
da um pouco de noção: http://www.infowester.com/linuxpermissoes.php

Conhecendo sobre permissões, você vai descobrir que a mensagem diz que
usando usershare, você somente pode compartilhar os diretórios que você é
dono. Se por acaso não sabe o que é usershare aconselho dar uma procurada.
só resumindo, usershare é uma funcionalidade presente no samba a partir da
versão 3.0 que permite usuários "não-root" compartilharem diretórios pois
até então somente o usuário root poderia fazer isso. No entando para que
você compartilhe diretórios com usershare esses diretórios devem ser seus!

boa sorte.